O EX30, o utilitário esportivo 100% elétrico convence pelo conforto, desempenho e segurança. Com motor de 272 cv e autonomia de 338 quilômetros mostrou sua versatilidade por mais de 500 quilômetros nas ruas e estradas gaúchas. O Volvo EX30 Ultra Single Motor Extended Range custa R$ 293.950.
Projetado para ser um veículo elétrico, o EX30 é o modelo com a menor pegada de carbono da marca sueca e recuperação de até 95% de seus materiais. Também 17% de aço e plástico e 25% de alumínio utilizados na sua produção são reciclados como também os materiais naturais como os tecidos dos bancos e acabamentos do interior.
Produzido na China e montado sobre a arquitetura elétrica SEA (Sustainable Experience Architecture) da Geely (proprietária da Volvo), permite o aproveitamento melhor do espaço, em especial, o interno.
Design minimalista
Com 4,233 metros de comprimento, 1,837 m de largura e 1,549 m de altura, a distância entre eixos é de 2,650 m. O porta-malas leva 318 litros.
O visual valoriza as linhas fluidas e, “como um bom escandinavo”, a Volvo destaca que o EX30 é o exemplo de carro onde a forma segue a função. O conjunto óptico em LED remete ao tradicional martelo de Thor. As rodas grandes de 20 polegadas, nas laterais, e as lanternas traseiras, também em LED completam o conjunto.
Materiais recicláveis
O interior com design minimalista concentra as informações de bordo e funções na tela vertical de 12,3 polegadas sensível ao toque no centro do painel. Também dispõe do sistema Google nativo com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.
A versão topo de linha conta com duas portas USB-C na frente e mais duas atrás. A recarga do celular é por indução. O sistema de som Harman Kardon de 1.040 Watts com nove alto-falantes, soundbar e subwoofer. O teto solar é panorâmico. O aplicativo Volvo EX30 informa dos do utilitário esportivo e permite comandar diversas funções incluindo localização de eletro pontos e acompanhamento e recarga da bateria.
Propulsão e segurança
O conjunto propulsor combina o motor elétrico de 272 cv e força (torque) de 35 kgfm e tração traseira com a bateria de 69 kWh. O EX30 acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e a velocidade máxima é limitada em 180 km/h.
O EX30 conta com avançada tecnologia de apoio à condução e à segurança. São recursos como seis airbags, controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical.
O detector de fadiga do motorista, assistente de partida em rampa e declive, alertas de ponto cego, de tráfego cruzado, de mudança de faixa com assistente de direção, de abertura de portas com sensor de presença externo, monitoramento de pressão dos pneus e Isofix, entre outros, também estão entre os recursos.
Nas ruas e estradas
Se o visual chamou a atenção, o interior surpreendeu. Volante multifuncional, sem o quadro de instrumentos tradicional, as principais informações estavam na super tela vertical do multimídia. Também os botões de diversas funções e comandos foram substituídos pelo toque na tela.
O que parecia difícil, bastou alguns quilômetros para entender. Visualizar o velocímetro na parte superior da tela ou as informações do Google nativo e a operação das diversas funções. O acabamento com materiais premium, o espaço, o conforto e a segurança confirmaram a tradição da marca sueca.
O comportamento do EX30 nas ruas e estradas apenas com o condutor ou com quatro ocupantes foi bom. Como na maioria dos carros elétricos, a força (torque) nas vigorosas arrancadas ou retomadas de velocidade atenderam a expectativa de um utilitário esportivo familiar.
A direção elétrica garantiu o perfeito controle do EX30 e facilitou as manobras nas ruas e a câmera de ré no estacionamento. O ajuste da suspensão para o conforto amenizou as irregularidades do pavimento como os buracos, lombadas e quebra-molas. Só sentiu no paralelepípedo pelas dimensões dos pneus.
Apoio à condução
Nas estradas, os recursos eletrônicos apoiaram a condução segura em trechos sinuosos de curvas acentuadas sem tendência de balanço da carroceria dentro dos limites de velocidade do trecho.
O silencio interno foi perfeito pelo bom isolamento acústico da cabine, o garantiu conversar tranquilo com os acompanhantes ou curtir as músicas preferidas com o excelente som premium Harman Kardon e seus 1.040 W de potência.
Como todos os carros elétricos que avaliamos, o controle da bateria tem atenção especial. No EX30 não foi diferente. Com a carga em torno de 400 quilômetros rodamos tranquilo na cidade, onde fizemos duas recargas rápidas apenas pela disponibilidade de carregador.
Para evitar surpresas, fomos para o litoral com cerca de 75% da carga. Como chegamos com menos de 30%, recarregamos a 80% antes do retorno para Porto Alegre.
O consumo da bateria depende muito do modo de condução, o que nos levou dirigir sempre dirigindo dentro dos limites de velocidade e, as vezes abaixo, para manter a autonomia.
Conclusão
O comportamento do EX30 nas ruas e estradas foi adequado às características do utilitário esportivo. O visual atualizado, o interior sofisticado e o bom comportamento compensam o espaço limitado do porta-malas, o que pode provocar certa dificuldade para viagens em família.
O desempenho do conjunto propulsor garantiu potência e força nas ruas e estradas tanto apenas com condutor como com quatro ocupantes. A centralização das informações, inclusive dos instrumentos, e comandos na tela do multimídia exigiu algum tempo para assimilar.
A autonomia atendeu as necessidades do uso diário na cidade. Na estrada, o planejamento do roteiro e opções de recarga da bateria evitaram o risco de ficar sem energia.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar a relação custo-benefício observando o uso e na comparação com as demais opções do EX30 e dos modelos de seu segmento. E, no caso de viagens constantes, observar a autonomia e a disponibilidade de eletropostos para recarga da bateria.