Maior evento do agronegócio do Rio Grande do Sul e um dos principais da América do Sul, a Expointer encerra o circuito das grandes feiras em 2024. Neste ano, com características especiais marca a recuperação do Estado abalado pela maior tragédia climática de sua história. A 47ª Expointer, que se encerra neste domingo (1º), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, compartilha a diversidade do campo com o melhor do setor automotivo.
Edição histórica da Expointer, a grande festa do campo mostra a capacidade de recuperação do gaúcho. Como sempre as picapes e os utilitários esportivos tem espaço garantido. Marcas como Ford, General Motors, Volkswagen e Toyota, além da chinesa BYD, aproveitam o evento para lançarem novos modelos e versões, alguns apenas em pré-venda.
Para o visitante, a Expointer é a oportunidade de ver os últimos lançamentos do mercado automotivo no país. Para os produtores rurais e a venda direta, a maioria dos carros tem condições especiais e descontos no preço.
Ford 150 em pré-venda
A importância da Expointer como marco da reconstrução do Rio Grande do Sul foi destacada pelo diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul, Antônio Baltar Jr, na apresentação da nova F-150.
A Ford participa por mais de 30 anos do evento gaúcho, sempre com novidades. Em 2023 lançou a nova Ranger. Neste ano, começou a pré-venda e foi a primeira vez que a F-150, líder de venda há 47 anos Estados Unidos, foi exposta. Em pré-venda, A F 150 nas versões Lariat e Lariat Black tem preço de R$ 519.990.
O reposicionamento da Ford mercado brasileiro como importadora avança e as vendas no país cresceram 69% no primeiro semestre. Julho fechou com recorde de 4.300 vendidos, dos quais 2.600 foram da picape Ranger
No Rio Grande do Sul foram vendidos mais de 2.000 mil carros de janeiro a agosto, o dobro do ano passado. Na Expointer, a Ford pretende vender 400 Ranger, 33% a mais em relação ao ano passado. Como diferencial, Baltar destaca que as picapes vendidas até o final da feira serão para pronta entrega, enquanto o prazo normal é de 45 a 60 dias. A Ranger, a Maverick FX4, a Transit Chassi e acessórios tem condições especiais durante a feira.
Jimny Sierra
O reposicionamento de preços da linha Jimny Sierra e planos especiais do banco da montadora são os destaques das Suzuki na Expointer. O Plano Taxa 0,98% (entrada de 70% com prazo de 24 meses), e o Plano Parcela Única (entrada de 50% com 24 parcelas de R$ 0,00 por mês e residual na 25ª parcela [taxa de 1,29%]) também integram as condições exclusivas para a Expointer validas até 1º de setembro. A Suzuki oferece ainda diversas opções de planos para sua linha de veículos (Planos Suzuki Fácil).
Gama Hyundai
Em parceria com as concessionárias HMB Carway e HMB Carhouse, o utilitário esportivo Creta e o caminhão Hyundai HR tem espaço especial no estande da Hyundai. O HR 2025 foi o primeiro lançamento da rede unificada de concessionárias da marca sul-coreana que comercializa a sua gama completa de automóveis e comerciais leves.
Picape e veículos comerciais
A Renault mostra sua linha de veículos com condições especiais. Os descontos variam de acordo com o modelo e versão. A Oroch Pro, 2023/2024 na cor vermelha conta com desconto de fábrica de 14% mais 4% para os veícylos financiados com o banco MFS.
Condições diferenciadas
Os veículos Mitsubishi das diversas versões das linhas L200 Triton, Pajero Sport e Eclipse Cross estão com condições especiais diferenciadas.
Grande família Stellantis
As picapes, hatch e utilitários esportivos Fiat dividem os espaços da Stellantis com as icônicas marcas Abarth, Jeep e Ram. O recém lançado Argo Endurance, a Titano, a Strada e a Toro puxam a linha de veículos da marca italiana.
Os nacionais Renegade, Compass e Commander compartilham o espaço da Jeep com os importados Wrangler e o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in. Os utilitários esportivos tem como destaque as versões topo de linha como o Compass e Commander Blackhawk equipados com motor Hurricane de 272 cv. Os veículos expostos pela Jeep têm condições especiais durante a Expointer.
Rampage Rebel Ignition, 2500 Rodeo Edition desenvolvida em parceria com a Yamaha são os destaques da Ram, que conta ainda com a Ram Store, loja de lifestyle da marca
Picape híbrida chinesa
O test-drive da picape híbrida Shark na pista ao lado do estande da BYD, no espaço do Grupo Iesa, chama a atenção para a marca chinesa. O conjunto propulsor híbrido da Shark compartilha o motor a combustão 1.5 com dois elétricos e potencia combinada de 430 cv. A recarga rápida da bateria de 29,6 kWh de 30 a 80% é de 20 minutos. A autonomia combinada total da Shark é de até 840 quilômetros e a elétrica de 100 quilômetros pelo ciclo NEDC.
O amplo espaço da Iesa em um dos maiores estandes do setor automotivo na Expointer mostra carros elétricos, eletrificados e a combustão premium e motocicletas. As diversas marcas representadas pelo grupo gaúcho contam com condições especiais durante o evento.
Trio Agro Volkswagen
A ação especial de vendas da nova Amarok V6, disponível para test-drive em pista off-road, é o destaque da Volkswagen na feira agropecuária gaúcha. A montadora apresenta sua linha de veículos, incluindo modelos elétricos, mas o principal é o chamado Trio Agro, composto pelo Polo Robust, a Saveiro Robust e a nova Amarok que foram desenvolvidos para atender as necessidades do produtor e das empresas do campo. Os três modelos têm condições exclusivas para venda corporativa.
A recém lançada Blazer EV, o test-drive em pista especial das S10 e da Trailblazer 4x4 e o lançamento da campanha Somos Picapeiros são as atrações Chevrolet. Os principais veículos Chevrolet estão com condições especiais para produtores rurais e empresas com taxas a partir de zero.
Múltiplas versões
A exposição da nova Hilux STD Power Pack com câmbio automático, descontos especiais e a presença da Lexus, marca de luxo do grupo, movimentam o estande da Toyota. A nova versão Hilux STD Power Pack com câmbio automático e nas versões Chassi, Cabine Simples, Power Pack MT e Power Pack AT e SR da picape durante o evento gaúcho