O SQ8 Sportback e-tron chega ao Brasil para ampliar a família Q8 de carros 100% elétricos. O esportivo é o primeiro dos lançamentos que marcam os 30 anos da Audi no país. O Audi SQ8 Sportback e-tron tem preço de R$ 834.990 na venda direta.
O receptividade positiva do mercado brasileiro ao novo Q8 e-tron é destacada pelo principal executivo da Audi do Brasil, Daniel Rojas, como incentivo à ampliação da família Q8 100% elétrica. Rojas aponta os diferenciais do esportivo SQ8 e-tron, que traz linhas mais agressivas sem perder a eficiência e sustentabilidade que caracterizam a nossa linha 100% elétrica.
A Audi é uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu R$ 87 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país. Também oferece infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional.
Design avançado
O SQ8 Sportback e-tron segue a nova linguagem visual da Audi com elementos que valorizam a esportividade. O design remete ao Q8 Sportback e-tron inclusive com as mesmas dimensões, distância entre eixos, capacidade do porta-malas e peso. A principal diferença é o conjunto propulsor mais potente com três motores no SQ8 e dois no Q8.
A generosa grade com iluminação indireta e o novo logotipo bidimensional em tonalidade fosca separa o conjunto óptico com os faróis digitais LED Matrix e projeções dinâmicas.
A linha de cintura alta com vincos suaves e o caimento acentuado no teto da carroceria Sportback marcam as laterais. As rodas de 22 polegadas Audi Sport cinza Titânio são exclusivas.
As pinças de freio da cor vermelha - ou preta – são opcionais sem custo adicional. As lanternas em LED são interligadas sob o aerofólio integrado à carroceria. Na parte inferior, o difusor completa o conjunto.
A personalização opcional da carroceria pode ser feita sem custo adicional. O Pacote Cromado exterior inclui frisos, Audi rings e grade cinza. No Pacote Black, o Audi Rings cinza. Os retrovisores com tonalidade preta podem ser substituídos por capa em alumínio ou na cor do veículo também sem custo.
Motores e bateria
O conjunto propulsor do SQ8 Sportback e-tron combina com três motores elétricos, dois traseiros e um dianteiro, com potência combinada de 503cv e força (torque) de 99,21kgfm. O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h. A tração é integral quatro. A suspensão é pneumática esportiva. Os diferentes modos de condução selecionados por meio do Audi Drive Select adaptam a dinâmica e os parâmetros de condução.
A nova bateria de alta tensão do SQ8 conta com célula química avançada passou de 95kWh para 114kWh, um aumento de 20%. O carregamento foi ampliado em 20kW e chegou a 170kW.
Segundo a montadora, a recarga de 10% a 80% pode ser feita em 31 minutos. A autonomia pelo ciclo do Inmetro é de 296 quilômetros.
Com 4,915 metros de comprimento, 2,189m de largura e 1,619m de altura, a distância entre eixos é de 2,928m. O porta-malas traseiro leva de 528 litros e o dianteiro de 60 litros. O peso total do SQ8 Sportback e-tron veículo é de 2.715 quilos.
Interior e tecnologia
O interior premium em materiais e texturas personalizadas recebeu isolamento acústico aprimorado. Os bancos são revestidos em couro Valcona com três opções de cor e costura: cinza com costura cinza, preto com costura cinza, e vermelho Bordeaux com costura cinza, todos em combinação com o Pacote S line interior. O painel central conta com uma faixa em fibra de carbono, que pode ser substituída pelo acabamento em cinza ou alumínio.
Volante base reta multifuncional em couro com regulagem elétrica, bancos dianteiros esportivos, ar-condicionado de quatro zonas, som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes, teto solar panorâmico, portas de carregamento nos dois lados do veículo, fechamento das portas servo-assistido, soleiras iluminadas e pedais em aço inoxidável são de série.
Os recursos de apoio à condução e a segurança incluem controle eletrônico de velocidade adaptativo, aviso de saída de faixa, câmera 360° com sistema Parking Assist Plus, faróis digital Matrix LED com setas dinâmicas e projeções, head-up display. Também o Audi Side Assist com monitores de ponto cego e de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo.
Os retrovisores virtuais estão disponíveis por R$ 15 mil.
Cinza Imã sólida, azul Ultra, cinza Cronos, branco Geleira, preto Mito, azul Plasma e vermelho Soneira metálicas e cinza Daytona perolizada são as cores disponíveis.