Se o visual e o conforto atraem, o comportamento supera a expectativa. O novo conjunto propulsor com motor turbo e câmbio automático contínuo variável (CVT) garante à Strada Ultra ótimo desempenho sem comprometer o consumo de combustível. Rodamos 600 quilômetros com a versão topo de linha da picape Fiat que, mais uma vez, fechará o ano como o carro mais vendido no país. A Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 200 Flex CVT tem preço sugerido de R$ 133.990.
Lançada em outubro de 1998, a trajetória da picape compacta Fiat é marcada por sucessivas inovações. O motor turbo na linha 2024 deu à versão Ultra o desempenho que a picape merece. Mais versátil e com inovações visuais e no interior, a Strada avançou com o turbo 200 flex.
Carro mais vendido no país em 2021 e 2022, a Strada repetirá os bons resultados neste ano. Com quase 100 mil registros até outubro, está mais de 20 mil unidades à frente dos segundo e terceiro colocados, o Volkswagen Polo e o Chevrolet Onix. Exportada para diversos países da América Latina, a Strada está chegando à África e ao Oriente Médio.
A Ultra, opção já existente na Toro, completa a família Strada como topo de linha ao lado da Ranch. Mais esportiva, traz detalhes como a grade com friso vermelho, rodas e interior personalizado. Grade frontal com logo Fiat e para-choque integrado, o conjunto óptico tem faróis, luzes diurnas e auxiliares de neblina em LED. O skidplate lembra à Toro. As barras do teto traz o Santo Antônio integrado.
Interior e conectividade
Volante multifuncional com o botão Sport e aletas para troca sequencial de marchas, os bancos dianteiros têm o nome da versão em vermelho e, como os detalhes das portas, são em couro sintético. O quadro de instrumentos analógico com tela central digital remete ao do Moby.
O multimídia com tela de sete polegadas é interativo com Android Auto, AppleCarplay e aplicativos sem fio. Mostra também a imagem da câmera de ré. O ar-condicionado é automático digital e a recarga do celular é por indução.
Com quatro airbags – frontais e laterais – , a Ultra conta com recursos de auxilio à condução. Controles de eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus e Isofix para cadeirinha infantil, entre outros, são de série.
Rápida e versátil
O novo conjunto propulsor e os aperfeiçoamentos na direção, suspensão e freios revitalizaram a Strada na versão Ultra. O comportamento avançou nas ruas e estradas e provou o avanço da topo de linha em relação às opções com motor aspirado.
Como ocorreu nas ruas e estradas da região de Florianópolis, a Ultra rodou como carro de passeio em Porto Alegre e nas rodovias gaúchas. Sobrou potência e força para o motor de três cilindros 1.0 turbo flex, o mesmo dos utilitários esportivos Pulse e Fastback com ajustes para a picape.
O câmbio automático continuo variável (CVT), que simula sete velocidades, distribuiu bem os 125 cv e força (torque) de 20,4 kgfm com gasolina (130 cv etanol). Combinado com o câmbio, o turbo funcionou no regime de rotações adequado para melhor aproveitamento do torque e redução do consumo de combustível.
As acelerações e as retomadas rápidas de velocidade facilitaram acompanhar o fluxo tanto no trânsito urbano quando em rodovias com ultrapassagens seguras. Nos mais diversos trechos e pisos como asfalto, paralelepípedo e terra, o bom desempenho permitiu acompanhar o fluxo sem problemas.
O comportamento dinâmico da Ultra foi valorizado pelos aperfeiçoamentos na direção elétrica, na suspensão e no sistema de freios. Com manobras fáceis, o domínio da picape foi perfeito em velocidades mais elevadas. A direção elétrica macia e precisa, a câmera de ré e os sensores de proximidade facilitaram as manobras de estacionamento independente do espaço.
A suspensão reforçada absorveu bem as irregularidades do pavimento e ignorou os buracos, lombadas e quebra-molas. Apesar da caçamba vazia, as oscilações da carroceria foram reduzidas mesmo em velocidades mais elevadas. Os freios, com disco na frente e tambor atrás, pararam bem a Ultra sempre que preciso. O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a rotação do motor.
Pelos dados da Fiat, a Strada turbo faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos (gasolina) e 9,5 segundos (etanol). A velocidade máxima é de 178 km/h (gasolina) e 180 km/h (etanol).
O ótimo comportamento da Ultra não comprometeu o consumo de combustível. Pelos dados do Inmetro, com gasolina, a picape faz 12,1 km/l no trânsito urbano e de 13,2 km no rodoviário. Durante o teste, rodando a maior parte do tempo com o condutor ou condutor e acompanha, a Strada fez de 11,6 km/l a 12m7 km/l nas ruas. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/l, as médias ficaram de 14,1 km/l a 16,8 km/, e de 110 km/h, 12,4 km/l a 15,7 km/l.
Conclusão
O novo conjunto propulsor revitalizou a Strada. Com o motor turbo e o câmbio automático, o comportamento da Ultra superou a expectativa pelo espaço, conforto e ótimo desempenho sem comprometer o consumo de combustível. A picape acomodou bem quatro adultos.
O Ultra roda como um carro de passeio. Bem completa, sobra potência e força nas ruas e estradas. Perfeita para o uso diário na cidade, encara viagens tranquilas com as características de um veículo familiar. Pelo seu nível de topo de linha, poderia ter acesso por aproximação, partida por botão e quadro digital de instrumentos.
Como sempre, vale a avaliação do custo-benefício em relação ao uso e modelos como as irmãs Strada com motor aspirado e concorrentes do seu e de outros segmentos.