Com visual futurista, interior sofisticado e avançada tecnologia, o Seal surpreende pelo preço agressivo e pelo excelente comportamento. Com conforto, segurança e alto desempenho, o sport coupé elétrico chinês traz dois motores com potência combinada de 531 cv, tração integral e autonomia de 520 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP ou 372 quilômetros pelo padrão Inmetro. O BYD Seal tem preço especial de lançamento de R$ 296.800.
O Seal chega no momento em que a BYD comemora a venda de quatro mil Dolphins em pouco mais de dois meses, e o coloca como o veículo elétrico mais vendido no país. Como o golfinho, o Seal, que inglês significa foca, segue o conceito oceano do irmão menor, que valoriza um visual dinâmico, elegante e fácil de reconhecer.
O conjunto propulsor do Seal traz dois motores, um em cada eixo, com potência combinada de 531 cv e força (torque) de 68,3 kgfm. A transmissão tem marcha única e a tração é integral. Conforme a BYD, o sport coupé acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
A bateria Blade de 82,5 kWh garante ao Seal autonomia de 531 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP e de 372 quilômetros pelo padrão Inmetro. A potência máxima de recarga chega a 150 kW quando de 30% a 80% é completada em apenas 30 minutos. Montado sobre a arquitetura e-Platform 3.0 da BYD, exclusiva para veículos elétricos, a bateria do Seal faz parte da estrutura da carroceria, aumenta a rigidez e a segurança. A tecnologia também melhora a eficiência do espaço. A suspensão dianteira é do tipo double wishbone e traseira multilink.
Interior e tecnologia
O sofisticado interior esportivo do Seal tem acabamento premium. O volante multifuncional e os bancos são revestidos em couro. O banco do condutor tem ajustes elétricos e apoio lombar. O quadro digital de instrumentos é de 10,25 polegadas e as principais funções são mostradas no para-brisa pelo head-up display.
Com wi-fi nativo e atualização remota, a multimídia tem tela rotativa de 15,6 polegadas sensível ao toque e por comando de voz. O sistema é interativo com Android Auto, Apple CarPlay, aplicativos, videogame e karaokê. O carregamento do celular é por indução e o sistema de áudio conta com 12 alto-falantes. O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico.
O visual do Seal valoriza as linhas fluidas, esportivas e levemente arredondadas. O conjunto óptico conta com faróis, luzes diurnas (DRL) e assinatura tipo bumerangue em LED. Nas laterais, as maçanetas ficam embutidas na carroceria com o carro desligado e as rodas são de 19 polegadas. Uma barra tridimensional liga as lanternas traseiras em LED e o para-choque simula extratores e saídas de escapamento.
O esportivo BYD conta com avançada tecnologia de apoio à condução e à segurança. Com oito airbags, traz recursos como controles eletrônicos de velocidade adaptativo e de cruzeiro inteligente, aviso de colisões dianteira e traseira, trafego cruzado traseiro, frenagem de emergência automática, aviso de colisão traseira, freio de tráfego cruzado traseiro, assistências de manutenção de faixa, de mudança de faixa e manutenção de faixa de emergência e câmera 360.
Azul Glacial, cinza Atlantis, branco Bright, preto Cosmos, verde Courtyard e cinza Acetinado são as cores externas disponíveis. O interior, com revestimento em couro, alcântara e plástico combina, preto, azul e cinza.
A garantia é de oito anos ou 200 mil quilômetros para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta também com garantia de oito anos sem limite de quilometragem. O Seal e toda a linha de carros 100% elétricos BYD contam com cinco anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros. As revisões ocorrem a cada 20 mil quilômetros.
Rodando
O comportamento do Seal surpreendeu. Foram cerca de 20 quilômetros rodados na região do Butantã, na zona oeste de São Paulo. Com o trânsito pesado, foi difícil explorar as qualidades do esportivo, mas ainda bem que, em alguns momentos, deu para sentir a incrível força dos motores, a direção precisa e a excelente suspensão.
Acelerações e retomadas rápidas de velocidade são típicas de um carro esportivo. A direção leve e precisa ajudou, e a suspensão mostrou sua versatilidade tanto nas avenidas quanto nas ruas estreitas com piso irregular, valetas e lombadas. Foi preciso cuidado para manter os limites de velocidade nas faixas rápidas e também pela baixa altura do solo. Da avançada tecnologia de auxílio à condução, as assistências de manutenção e mudança de faixa foram que mais entraram em ação.
* O editor viajou a convite da BYD