A picape mais vendida dos Estados Unidos chega ao Brasil. A Ford começou nesta terça-feira (14) a pré-venda da F-150 para proprietários de um veículo da marca nos últimos 10 anos. A partir desta sexta-feira (16), a ação será estendida ao público em geral. A reserva das duas versões equipadas com o motor Coyote V8 5.0, o mesmo do Mustang, terá o pagamento equivalente a 10% do custo do modelo. A Ford F-150 2023 tem preços de R$ 470 mil, na versão esportiva Lariat, e de R$ 490 mil, na sofisticada Platinum.
Na inscrição pelo site exclusivo, o cliente escolhe a versão, a cor, a concessionária para entrega do veículo e preenche algumas informações. O próprio site gera o boleto para o pagamento da reserva, que deverá ser confirmada em sete dias. A inscrição é limitada a apenas um CPF e a entrega das primeiras unidades será entre 90 e 120 dias.
O capô elevado e os faróis, as luzes diurnas e a assinatura em LED separados pela generosa grade valorizam o visual robusto. As rodas de 20 polegadas com pneus Hankook 275/65 R20 all-terrain reforçam a robustez. Os estribos têm assistência elétrica e são acionados automaticamente pela aproximação da chave.
A versão esportiva Lariat conta com acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum tem proposta voltada para o luxo com detalhes metálicos brilhantes ou acetinados. O aplique na tampa da caçamba traz o nome da versão.
Propulsão e carga
As duas opções trazem o mesmo conjunto propulsor do Mustang que recebeu calibração específica para a picape.
O motor Coyote V8 5.0 a gasolina de 405 cv e força (torque) de 56,7 kgfm atua com a transmissão automática de 10 velocidade e troca sequencial de marchas. O sistema de tração conta quatro opções: 4x2, 4x4 High, 4x4 Low e o 4x4 sob demanda. O pacote off-road inclui ainda bloqueio eletrônico do diferencial, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores.
Os oito modos de condução - normal, eco, esportivo, escorregadio, neve intensa/areia, lama/terra, rocha/avanço lento e rebocar/transportar - alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração.
A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.
A F150 acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Com a grade aerodinâmica ativa e do sistema start-stop, segundo a Ford, a picape roda 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que garante a autonomia superior a 1.000 quilômetros com o tanque estendido de 136 litros.
Chassi em aço, a carroceria e a cabine em quatro ligas de alumínio de alta resistência favorecem a performance, o consumo de combustível e a capacidade de carga.
São 5,8 metros de comprimento, 1,96 metro de altura e 2,09 metros de largura. A distância entre eixos de 3,675 metros garante amplo espaço interno para os ocupantes.
Com 1,7 metro de comprimento e 1,52 metro de largura, a caçamba leva 1.370 litros ou 728 quilos na Lariat e 681 quilos na Platinum. Conta com iluminação em LED, tomada de 110 V e nichos com travas. O acionamento da tampa é elétrico.
As duas versões podem rebocar 3.515 quilos e trazem receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Também contam com o assistente de reboque Pro Trailer com câmera que facilita a direção e a manobra.
Acabamento diferenciado
O interior da F-150 combina formas e materiais com texturas diferentes como couro, filme metálico e costuras diferenciadas. A altura e profundidade do volante, os bancos do condutor e acompanhante e os pedais têm ajustes elétricos.O acesso é por aproximação e a partida por botão.
A Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz apliques e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante.
O quadro digital de instrumentos e o o Sync4 têm telas de 12 polegadas. O multimídia é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio e recarga do celular por indução. A tela mostra também as imagens das câmeras de ré e de 360º. O teto solar é panorâmico.
O ar-condicionado digital é de duas zonas com saída para o banco traseiro. No console central, a manopla de câmbio retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. O assento traseiro pode ser rebatido para acomodar bagagens e, abaixo, traz compartimento de 55 litros com chave.
As duas versões contam com o sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.
O aplicativo FordPass permite operações remotas como travamento e destravamento das portas, acionamento do motor e ar-condicionado, ativação de alarme, localização e status do veículo. Também acesso ao manual do proprietário, agendamento, acompanhamento e histórico de serviços entre outras informações.
Apoio à condução
A F-150 traz oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros) e tecnologias de assistência ao condutor. São recursos como controle eletrônico de velocidade adaptativo, stop & go, assistentes de manutenção e centralização de faixa, autônomo de frenagem e detecção de pedestres e de descida. Também sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.
Vermelho Zadar, cinza Torres, preto Orvalho, cinza Avalanche, preto Vesúvio e branco Nur são as seis cores disponíveis da Lariat. A versão Platinum conta ainda com as opções de cinza Glasgow e azul Mônaco.
A picape norte-americana conta com linha de mais de 15 acessórios como capota marítima de lona, ponteira e chicote elétrico para engate de reboque. Também santantônio preto ou cromado, caixas organizadoras, extensor e divisor de caçamba, barraca de camping e manta suporte para bicicleta.
O cliente tem também a possibilidade de blindagem da picape, feita pela Leandrini Blindagens. A empresa, homologada pela Ford, oferece duas opções de blindagem, Lightweight e Ultra-lightweight, que preservam a garantia original do veículo.