O visual robusto, o conforto interno e o comportamento dinâmico qualificam o Fastback Impetus. Bem equipado, o utilitário esportivo cupê agrada pelo equilíbrio, pelos recursos eletrônicos e pelo custo competitivo. Rodamos 500 quilômetros por cidades e estradas gaúchas com um Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT, que tem preço sugerido de R$ 145.490.
O estilo remete ao topo de linha Limited Edition, diferenciado por detalhes como as barras cromadas sobre os faróis, luzes diurnas (DRL) e assinatura full LED, além da grade tipo colmeia preta.
As barras verticais também cromadas marcam as pontas do para-choque. As lanternas traseiras afiladas e flutuantes são tridimensionais em LED. A pintura bicolor com teto e as capas dos retrovisores em preto. As rodas são diamantadas de 18 polegadas.
O interior escurecido remete ao irmão menor, Pulse. Tem acesso por aproximação, direção elétrica e partida por botão. Os bancos são em couro. O quadro digital de instrumentos é de sete polegadas e o ar-condicionado automático digital tem saída para o banco traseiro.
A central multimídia flutuante sobre o painel conta com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque e por comando de voz.
Interativa com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos sem fio, a tela mostra também imagens da câmera de ré.
A recarga do celular é por indução. O Impetus conta com airbags frontais e laterais.
O bom espaço interno acomoda bem o condutor e acompanhante na frente, além de dois adultos e uma criança atrás. O amplo porta-malas leva de 516 a 1.087 litros com os bancos rebaixados, o que acomoda a bagagem da família ou de amigos em viagem.
O Fiat Connect Me permite pelo celular ou dos assistentes pessoais Alexa ou Google mais de 30 funções e acessos às informações do veículo. Conta ainda com o Sound Design Fiat, com notificações e alertas personalizados.
Ruas e estradas
Depois de rodarmos 900 quilômetros com a versão topo de linha Limited Edition Powered by Abarth, repetimos parte dos mesmos percursos com o Impetus. O interior, o acabamento e os equipamentos são próximos. Claro que o conjunto propulsor mais potente com o motor de até 185 cv e o câmbio automático de seis velocidades fizeram a diferença.
O bom acabamento interno, o conforto, o espaço e os recursos de apoio à condução superam a expetativa de um carro da faixa intermediária. O comportamento dinâmico foi adequado às características do motor 1.0 turbo 200 flex de 125 cv a gasolina até 130 cv apenas com etanol e força (torque) de 20,3 kgfm combinado com a transmissão automática CVT.
O Fastback Impetus enfrentou o trânsito congestionado de Porto Alegre com respostas rápidas e perfeita distribuição da potência e força pelo câmbio automático contínuo variável (CVT) que simula sete velocidades. A direção elétrica - firme e precisa - auxiliou a condução. A câmera de ré e os sensores facilitaram as manobras de estacionamento ao cobrirem a visibilidade reduzida do vidro traseiro.
Nas ruas, dirigimos sempre o utilitário esportivo cupê com o modo normal, que aumenta o conforto e reduz o consumo de combustível. Nas rodovias, o modo normal também atendeu as necessidades do Impetus dentro dos limites de velocidade.
Como o botão Poison, no Abarth, o modo Sport (botão vermelho no volante) mudou a personalidade do Impetus, principalmente combinado com a troca sequencial de marchas pelas aletas atrás do volante.
Repetimos a experiência do Poison com o Sport na autoestrada BR-290 e BR-101 entre Porto Alegre e Torres e na Estrada do Mar. Os ajustes do acelerador, das trocas de marcha e do torque garantiram a condução mais forte. A direção também ficou mais firme. As acelerações e retomadas de velocidade mais forte facilitam as ultrapassagens, em especial nas rodovias de faixa simples como a Estrada do Mar.
O comportamento dinâmico e o conforto foram garantidos pela suspensão bem acertada. Tipo McPherson na frente e eixo rígido na traseira ignorou as irregularidades do piso tanto nas ruas quanto nas estrada. Os impactos provocados por lombadas e quebra-molas foram absorvidos.
Com 19,2 centímetros de altura do solo, o balanço da carroceria foi reduzido. Os pneus de perfil baixo 215/45 R18 ajudaram nas curvas acentuadas e velocidades mais altas, no caso, de 110 km/h na autoestrada. Sempre que preciso, os recursos eletrônicos entraram em ação como os controles de estabilidade e tração, de frenagem automática de emergência e o alerta de mudança de faixa.
O Fastback Impetus acelera de 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade máxima de 195 km/h, conforme dados da Fiat.
O consumo de combustível pelo Inmetro com gasolina é de 11,9 km/l no cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Durante nosso teste, sempre com gasolina, as médias foram de 11,3 km/l a 13,4 km/l na cidade conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 14,5 km/l a 17,9 km/l, a 80 km/h, e de 12,9 km/l a 16,7 km/l a 110 km/l.
Conclusão
O conforto, o comportamento dinâmico e a segurança do Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT foram perfeitos para quem busca um utilitário esportivo para o uso diário na cidade e viagens aos finais de semana. Bem completa, conectada, com a maioria dos recursos da Limited, a versão intermediária tem no conjunto propulsor a principal diferença em relação à topo de linha, o que praticamente faz pouco influi no uso urbano.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e a relação custo-benefício em comparação com as próprias versões do Fastback, em que a Impetus leva vantagem, e também seus concorrentes.