O visual forte, o conforto interno e o potente conjunto propulsor valorizam as linhas de um utilitário esportivo combinadas com as de um cupê. Na versão topo de linha Limited Edition, o desempenho e o comportamento dinâmico fazem a diferença nas ruas e na estrada. Rodamos 900 quilômetros com um Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT, que tem preço de R$ 154.900.
A grade em preto brilhante tipo colmeia separa os faróis, as luzes diurnas (DRL) e a assinatura full LED. As entradas aerodinâmicas marcam o para-choque. Nas laterais, a cobertura plástica, as rodas diamantadas de aro 18 e a coluna C inclinada acompanham o teto em direção à traseira como em um cupê. As lanternas traseiras afiladas e flutuantes são tridimensionais em LED. O teto e as capas dos retrovisores são em preto.
Montado sobre a plataforma modular MLA, a mesma do Pulse, o Fastback tem 4,427 metros de comprimento, 1,774 metro de largura e 1,545 metro de altura. A distância entre eixos é de 2,533 metros, próxima do irmão menor de 2,532 metros.
Espaço e conforto
O bom espaço interno acomoda bem o condutor e acompanhante na frente e dois adultos e uma criança atrás.
O interior esportivo combina detalhes como o acabamento com detalhes em preto brilhante e cinza. Nas laterais das portas e no console elevado exclusivo, apliques em couro ecológico que também revestem os bancos. O generoso porta-malas leva de 516 a 1.087 litros com os bancos rebaixados, o que permite acomodar a bagagem de uma família em viagem.
O quadro digital de instrumentos é de sete polegadas. A multimídia com tela de 10,1 polegadas é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra imagem da câmera de ré. A recarga do celular é por indução. O ar-condicionado automático digital possui saída para o banco traseiro. Na parte superior do painel, que remete ao Pulse, a placa by Abarth identifica a versão. No console, fica a tecla de acionamento do freio eletrônico Auto Hold.
O Fiat Connect Me tem mais de 30 funcionalidades e acessos a informações do veículo pelo celular, assistentes pessoais Alexa ou Google Assistant. O utilitário esportivo conta ainda com o Sound Design da Fiat, notificações e alertas personalizados.
Nas ruas e estradas
O comportamento do utilitário esportivo na versão Powered by Abarth foi perfeito. Partida por botão o ronco do motor Turbo 270 Flex chamou a atenção. São de 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol) e força 27,53 kgfm combinados com o câmbio automático de seis velocidades e troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante. Nas ruas e estradas sempre sobraram potência e força.
O Fastback rodou tranquilo em Porto Alegre no do litoral gaúcho. Como nas rodovias, na cidade as respostas foram rápidas mesmo nas baixas rotações do motor com perfeito aproveitamento da força pela transmissão automática. A direção elétrica firme e precisa, garantiu condução segura e facilitou as manobras de estacionamento
Na cidade conduzimos sempre com o modo normal que reduz o consumo de combustível e aumenta o conforto. Na autoestrada BR/290 e na BR/101, entre Osório e Torres, o modo normal atendeu bem o Fastback dentro dos limites de velocidade, mas o Sport foi uma tentação.
Veneno liberado
O botão vermelho no volante liberou o veneno do escorpião com respostas mais rápidas, Foi preciso cuidado para não exagerar no acelerador e manter os limites de velocidade. Com o ajuste do acelerador, das trocas de marcha e a dinâmica de torque, a direção ficou mais firme e a esportividade aumentou.
O utilitário esportivo respirou mais forte. A potência e força aumentaram em rotações mais baixas e o conjunto propulsor ganhou fôlego. As retomadas de velocidade ficaram ainda mais rápidas e facilitaram ultrapassagens seguras, principalmente em pistas de faixa simples.
A suspensão bem acertada garantiu o conforto sem comprometer o comportamento, pincipalmente no modo Sport. Nas ruas e estradas, apesar dos pneus de perfil baixo, na maioria dos casos ignorou as irregularidades do piso. A absorveu impactos como lombadas e quebra-molas sem transferir vibração para o interior mas sentiu os buracos e o piso irregular.
Apesar da carroceria alta e da altura do solo do Fastback, o balanço foi mínimo em velocidades mais elevadas e curvas acentuadas como as da BR/101. Os pneus 215/45 R18 ajudaram e os recursos eletrônicos como a frenagem automática de emergência e o alerta de mudança de faixa facilitaram a condução.
Pela ficha técnica, o Fastback by Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos (etanol) e 8,4 s (gasolina). A velocidade máxima é de 210 km/h.
O consumo de combustível pelos dados do Inmetro com gasolina é de 11,3 km/l no ciclo urbano e 13,6 km/l no rodoviário. Sempre com gasolina, no nosso teste, as medidas foram de 10,7 km/l a 12,9 km/l na cidade acompanhando o fluxo do trânsito. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 14,2 km/l a 17,1 km/l, a 80 km/h, e de 12,5 km/l a 16, 1 km/l a 110 km/l.
Conclusão
O esperado utilitário esportivo Fiat atendeu a expectativa que antecedeu seu lançamento. A versão topo de linha Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT provou o seu conforto, comportamento dinâmico e segurança por mais de 900 quilômetros nas ruas e estradas gaúchas. Rápido, bem completo e conectado, a opção entre ocupantes e o generoso porta-malas que pode passar dos mil litros permitiu o uso adequado do espaço. Como sempre, na decisão de compra é importante avaliar o uso e a relação custo-benefício em comparação com as próprias versões do Fastback e também seus concorrentes.