A Ranger FX4, a Transit Furgão e o eletrificado Maverick Hybrid e os elétricos Mustang Mach-E e E-Transit foram confirmados como os novos Ford que desembarcado brasileiro em 2023. Durante a apresentação do balanço de atividades de 2022, a empresa revelou ainda que outros três modelos serão anunciados no próximo ano.
A montadora norte-americana continuará com o foco na região em picapes, utilitários esportivos e veículos comerciais. O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo revelou que “teremos em 2023 o lançamentos de dez produtos totalmente novos no Brasil” com qualidade e tecnologia global.
A nova Ranger, produzida na planta de General Pachedo, na Argentina será o carro-chefe da marca no Brasil.
A picape Maverick Hybrid chegará no primeiro trimestre. O conjunto propulsor conta com motor 2.5 a gasolima de 164 cv e força (torque) de 21,4 kgfm e um elétrico de 128 cv e torque de 23,9 kgfm e câmbio automático continuo variável tipo eCVT e tração dianteira. A potência combinada dos dois motores é de 193 cv. A Maverick hibrida faz até 17,8 km/l.
Propulsão elétrica
Sucesso nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E conta quatro versões e motores elétricos de 266 cv a 487cv.Tudo indica que o modelo que virá para o país será o topo de linha com o propulsor mais potente (487cv) e que tem força (torque) de 87,6 kgfm. A tração é integral e as opções de baterias de 75,5 kWh e de 91 kWh. Conforme a configuração, a autonomia varia 340 a 500 quilômetros.
Bancos revestidos em couro com ajustes elétricos (condutor) e volante multifuncional, o quadro de instrumentos é instrumentos. O multimídia tem tela digital (tipo tablet) de 15,5 " e mostra também a imagens da câmera 360º.
O segmento de veículos comerciais avançará com a Transit. Com opção do câmbio automático, as versões minibus, furgão e envidraçada chegarão no primeiro semestre. A Transit Chassi ficará para o segundo semestre.
A versão elétrica, que já roda em testes está programada para o segundo semestre. Na versão furgão deverá ser equipada com motor de 269 cv e força (torque) de 63,8 kgfm. Com baterias de 67 kWh, a autonomia é de 202 quilômetros.
Presente e futuro
Para a Ford, o nome do jogo em 2023 é crescimento
DANIEL JUSTO
Presidente Ford América do Sul
Justo destacou os resultados financeiros positivos da Ford na América do Sul com cinco trimestres consecutivos de lucratividade.
Para o executivo, o desempenho mostra que a empresa está no caminho certo.
Em relação a 2023, a previsão da norte-americana é de crescimento acima do mercado, previsto em 2,2 milhões de unidades e aumento em torno de 5%, com a chegada de novos modelos em segmentos que ainda não participa.
Sobre 2022, lembrou os investimentos digital e na modernização da rede de concessionárias. Destacou o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, que atua em projetos globais de ponta, como carros elétricos, conectados e tecnologias autônomas que deverá gerar neste ano receita próxima de R$ 500 milhões.
O executivo citou ainda a inaugurou do Ford Academy, novo centro multifuncional da marca em São Paulo, e lançou o Ford <Enter>, programa de capacitação de pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, entre outras iniciativas.