Atualizado, o Tiggo 5X mudou. E muito. O visual foi aperfeiçoado, o interior redesenhado e o novo conjunto propulsor híbrido ficou mais potente e reduziu o consumo de combustível e o nível de emissões. Rodamos 500 quilômetros com o utilitário esportivo que foi o modelo eletrificado mais vendido do seu segmento em novembro com 1.009 unidades. O Caoa Chery Chery Tiggo 5X Pro Hybrid tem preço a partir de R$ 169.990.
A reestilização do Tiggo 5x foi radical. A grade com desenhos no formato Diamond, os faróis e luzes diurnas (DRL) em LED, o para-choque redesenhado e detalhes cromados. Nas laterais, as novas rodas aro 18 polegadas têm design exclusivo. Abaixo das portas e a coluna C receberam apliques. Um spoiller, modificações no para-choque e as lanternas em LED separadas por uma barra completam o conjunto.
Espaço e conforto
O interior lembra pouco o modelo anterior e remete aos os utilitários esportivos maiores. Renovado, o revestimento e os detalhes são em couro sintético e materiais premium e macios com destaque para duas amplas telas digitais.
Com 4,338 metros de comprimento, 1,830 m de largura e 1,645 m de altura, a distância entre eixos é de 2,631 m e o porta-malas de 340 litros a 1.080 litros com os bancos rebatidos.
O condutor e acompanhante contam com generoso espaço e bancos confortáveis separados pelo console central. O banco traseiro acomoda bem três passageiros.
Acesso por aproximação e partida por botão, a direção é elétrica. O volante multifuncional de base reta tem regulagem de altura e de profundidade. Os bancos são revestidos em tecido premium e, como o painel e laterais das portas, têm costuras cinza claro.
O quadro digital de instrumentos colorido conta com tela de sete polegadas. A central multimídia tem tela 10,25 polegadas sensível ao toque e interativa com com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos por fio mostra também as imagens da câmera 360º.
O ar-condicionado automático digital é de duas zonas. Os comandos de climatização e o acionamento do motor podem ser feitos a distância pela chave. A recarga do celular é por indução. O utilitário compacto conta com Isofix e seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina).
O Tiggo 5X Pro Hybrid traz três entradas USB, compartimento refrigerado no console central, retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador. A iluminação ambiente em LED com sete opções de cores pode ser configurada com os modos de direção Eco/Sport ou o ritmo da música. O teto solar panorâmico é fixo e o freio de estacionamento elétrico com Auto Hold.
A nova versão do motor 1.5 Turbo Flex, que recebeu aperfeiçoamentos para atender a legislação do Proconve L7, gera até 160 cv e força (torque) de 25,1 4 kgfm com etanol. Com o sistema híbrido 48V, conforme a Caoa Chery, as acelerações e as retomadas de velocidade ficaram até 5% mais rápidas e o utilitário esportivo até 13% mais econômico em relação ao modelo anterior.
O gerador híbrido recupera a energia gerada nas desacelerações e frenagens e armazena em uma bateria de 48V. O sistema também fornece potência e força adicionais ao motor de combustão auxiliando a movimentação do veículo. O novo câmbio automático contínuo variável (CVT) simula nove velocidades e conta com troca sequencial de marchas.
Comportamento dinâmico
Os aperfeiçoamentos melhoraram o conforto, a condução e a segurança do Tiggo 5X híbrido. O novo conjunto propulsor e a recalibragem da direção e da suspensão garantiram o bom comportamento nas ruas e estradas.
No trânsito urbano, as manobras foram rápidas e precisas com a direção elétrica macia mas firme. A câmera 360º e os sensores facilitaram estacionar mesmo em vagas reduzidas. Também o freio de estacionamento, o Auto Hold e os assistente de saída em aclives e declives.
O utilitário esportivo da Caoa Chery rodou sempre com potência e força sem constrangimentos nas ruas e, principalmente nas rodovias. O câmbio CVT atendeu rápido a pressão no acelerador, o que garantiu condução com sobra de motor para atender os limites de velocidade. Para quem quiser mais, tem o modo Sport.
A suspensão independente nas quatro rodas, multilink na traseira, mostrou o acerto da recalibragem que privilegiou o conforto sem comprometer a segurança. Absorveu as irregularidades do pavimento, como buracos, e ignorou lombadas e quebra-molas.
Os pneus 225/55 R18 ajudaram e, nas curvas mais acentuadas, o balanço do utilitário esportivo compacto foi mínimo. O condutor pode acompanhar a pressão e a temperatura dos pneus, o que facilita deixar os pneus sempre bem calibrados.
Os controles eletrônico de estabilidade e tração, os freios ABS a disco nas quatro rodas, a distribuição eletrônica de frenagem e o alerta de frenagem de emergência, entre outros, recursos auxiliaram a condução e aumentaram a segurança.
O consumo de combustível do Tiggo 5X Pro Hyíbrid pelo Proconve com gasolina é de 11,8 km/l no ciclo urbano e 12,5 km/l no rodoviário. Durante nosso teste, as médias variaram de 10,9 km/l a 12,4 km/l na cidade de acordo com o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, foram de 14,5 km/l a 16,3 km/l, a 80 km/h, e de 12,5 km/l a 15, 9 km/l a 110 km/l.
Conclusão
A atualização deu condições para o Tiggo 5X Pro Hybrid avançar no seu segmento. Com bom acabamento e bem equipado, a tecnologia híbrido leve aumentou a potência do conjunto propulsor, reduziu o consumo de combustível e o nível de emissões do utilitário esportivo Caoa Chery. Como sempre, é importante avaliar o uso e a relação custo-benefício em comparação com seus concorrentes.