A tradição aventureira consagrada nos desertos africanos inspirou o desenvolvimento da Africa Twin. Lançada no Brasil em 2017 e renovada no ano passado, a big trail Honda chega a linha 2023 com novas cores, grafismos inéditos e aperfeiçoamentos no câmbio DCT. As quatro versões para enfrentar todo tipo de terreno da Honda CRF 1100L Africa Twin têm preços sugeridos de R$ 81.100, na opção de entrada, a R$ 109.130, na Adventure Sports ES DCT.
Renovada em 2022 com aperfeiçoamento que elevou potência e força (torque) e reduziu o peso, a performance da CRF 1100 L Africa Twin ficou ainda melhor. Também foram lançadas as versões com o câmbio DCT - Dual Clutch Technology -, com mudanças de marcha automáticas ou por comando sem necessidade do uso de embreagem.
Na linha 2023, a big trail Honda terá quatro versões diferenciadas pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT.
A versão de entrada com tanque de 18,8 litros terá opções com câmbio convencional e DCT. Com novas cores e grafismos, traz de série o bagageiro traseiro em alumínio pronto para receber o baú, oferecido como opcional.
O ajuste na ajuste da transmissão DCT otimizou a primeira e segunda marchas para proporcionar uma progressão mais suave em saídas à partir da imobilidade e em baixas velocidades.
A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Eletronic Suspension) com tanque de 24,8 litros tem autonomia adequada a viagens mais longas. A versão traz também novas cores e grafismos e ajuste no sistema DCT.
O para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado e está 110 milímetros menor na altura, porém oferecendo a mesma proteção contra o vento e intempéries. Também são novas as proteções das carenagens laterais em alumínio anodizado em preto e o bagageiro.
O farol duplo em LED e as luzes diurnas de condução (DRL), com ajuste da intensidade de iluminação automática, são de série em todas as versões.
O painel de informações colorido com tela de FTF de 6,5 polegadas sensível ao toque, tem tela TFT de 6,5 polegadas permite o controle dos Riding Mode. A conexão com Android Auto e Apple CarPlay é feita através do uso de capacetes com fones e microfone por bluetooth.
O controle eletrônico de velocidade equipa todas as versões da CRF 1100L Africa Twin. Em eventual frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h, o sistema ESS (Emergency Stop Signal) aciona luzes de direção dianteiras e traseiras.
Dotadas de acelerador eletrônico e controle de tração, a Africa Twin conta com a plataforma inercial de seis eixos que auxilia a gestão e funcionamento de itens relacionados aos Riding Modes. São o ajuste dos parâmetros de potência em 4 níveis, freio-motor em 3 níveis, controle de tração em 7 níveis mais off e o antiwheelie de 3 níveis mais off.
Os quatro Riding Mode – Tour, Urban, Gravel e Off-Road são complementados por dois modos User personalizáveis. Nas Africa Twin com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os Riding Mode previamente selecionados.
O conjunto propulsor permanece inalterado. O motor bicilíndrico paralelo SOHC arrefecido a líquido e 1.084 centímetros cúbicos gera 99,3 cv e força (torque) de 10,5 kgfm.
Os freios a disco ABS otimizam o comportamento do sistema nas curvas. As rodas são raiadas com aros de alumínio. A dianteira de 21 polegadas usa pneus 90/90 21M/C e a traseira de 18 polegadas com pneus 150/70B 18M/C, tipo Tubless nas versões Adventure Sports.
O peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 215 quilos seco na Adventure Sports 221 kg seco. As versões equipadas com câmbio DCT tem 10 quilos suplementares.
A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Versões e preços sugeridos*
Honda CRF 1100L Africa Twin
- Preto fosco ou branco - R$ 81.100
- DCT preto fosco ou branco - R$ 88.100
- Adventure Sports ES branco - R$ 102.130
- Adventure Sports ES DCT branco - R$ 109.130
(*) base Brasília
Fonte Honda