O carro de passeio Chevrolet mais vendido no mundo comemora 10 anos e 500 mil unidades produzidas na planta de Gravataí. Modelo global, o Onix nas versões hatch e sedã, desde o seu lançamento é referência no seu segmento em inovação, eficiência energética e tecnologia. Até a pandemia do coronavírus, quando o complexo gaúcho parou por cinco meses, o hatch compacto foi o carro mais vendido no país por seis anos.
Um Onix RS na cor branca, equipado com motor turbo e transmissão automática, marcou a produção de 500 mil unidades. Equipado com o motor 1,0 turbo flex de até 116 cv e força (torque) de 16,8 kgfm combinado com o câmbio automático de seis velocidades, valoriza a esportividade e traz avançados recursos eletrônicos de apoio à condução.
O hatch compacto líder do mercado brasileiro por seis anos só perdeu a posição quando sua produção foi suspensa durante a pandemia do coronavírus. A produção ainda está comprometida pela falta de componentes, em especial semicondutores.
O sedã Onix Plus, líder do seu segmento, enfrentou situação semelhante. Com o retorno da produção, também voltou a figurar no ranking dos carros mais vendidos no país.
Nas versões de entrada, o Onix conta com duas opções de motores. O 1.0 flex aspirado de 78 cv e força (torque) de 9,5 kgfm (gasolina) a 82 cv e 10,6 kgfm (etanol) combinado com câmbio manual de seis marchas. As opções intermediárias e topo de linha trazem o motor 1,0 turbo flex de até 116 cv e força (torque) de 16,8 kgfm que atua com o câmbio automático de seis velocidades.
O complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, é a maior operação da General Motors na América do Sul. Com alto índice da automação, é um dos mais avançados e dos mais produtivos da corporação norte-americana no mundo.
A planta completou 22 anos em julho com a produção de mais de quatro milhões de veículos. Com avançados processos de produção e engenharia 4.0, o complexo gaúcho tem capacidade para montagem de 350 mil veículos por ano operando em três turnos. A unidade emprega cerca de 5 mil funcionários diretos e indiretos, incluindo os dos 18 sistemistas que atuam no mesmo local, em Gravataí.