Um sistema de transporte e logística sustentável é a proposta da nova geração de ônibus da Scania. Os novos veículos reforçam a sustentabilidade e a economia operacional com base na eficiência energética, nos combustíveis renováveis e nos transportes inteligentes e seguros. Também atendem as normas do Programa de Controle de Emissões Veiculares, o Proconve P9. O desenvolvimento Série K integra o ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão até 2024 da Scania Latin America na região.
O novo chassi série K para o transporte rodoviário e urbano de passageiros chegará aos mercados brasileiro e latino-americano em janeiro do próximo ano. Disponível para motores diesel, biodiesel, gás natural e biometano, o novo chassi reduz o consumo de combustível em até 8% na uso rodoviário e até 10% no urbano.
A linha da Série K (motor traseiro) atende o Proconve P8, equivalente ao Euro 6, que vigorará a partir de 1º de janeiro de 2023. Terá soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades do transporte coletivo.
Os novos modelos contarão com uma diversificada gama de conjuntos propulsores que permitirão até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários e até 10% nos urbanos.
Aperfeiçoamentos
Motores mais potentes com sistema de injeção múltipla, transmissões com troca de marchas 45% mais rápidas, avançados recursos de segurança e chassis mais leves estão entre as principais inovações dos novos ônibus urbanos e rodoviários da Serie K. Também terão planos flexíveis de manutenção com redução no custo de reparos em até 25% e diminuição do tempo de parada em até 30%.
Estamos trazendo para o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país
IVANOVIK MARX,
Engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.
Com três configurações de rodas na linha rodoviária e outras três na urbana e sete modelos, as diversas opções de motores de cinco e seis cilindros vão de 320cv a 500cv de potência e podem ser abastecidas com diesel, HVO ou biodiesel. As opções de 280cv e 340cv são alimentadas por gás natural e ou biometano.
Entre os diversos modelos rodoviarios, a Scania ressalta que o K 500 8x2 é o ônbus mais potente do país.
Tecnologia e segurança
A área do motorista foi redesenhada com novos volantes, quadro de instrumentos de displays de quatro ou sete polegadas. comandos integrados e pedais suspensos, entre outros aperfeiçoamentos.
Os novos recursos eletrônicos de auxilio à condução e aumento da segurança do ADAS 2.0 equipam os ônibus rodoviários da Série K. São sistemas como controle eletrônico de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, cansaço do condutor e, como ocorre nos carros de passeio, inclusive param o veículo em caso de risco de colisão, entre outros.
Segundo semestre
A Scania trabalha com a expectativa de que 2022 será o melhor ano de serviços da sua história no Brasil. Também que atingirá os resultados esperados, dentre os quais, o crescimento de 20% no portfólio (carteira de planos ativos) e recorde nas vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS). Ainda de alta de 20% nos veículos conectados chegando a 65 mil, entre caminhões e ônibus.
Viagem a convite da Scania