Com visual atualizado, bom espaço, conexão e avançada tecnologia de segurança, o Equinox 2022 é um típico utilitário esportivo familiar. Bem completo, tem interior revestido em couro e materiais macios. O desempenho é adequado às características do conjunto propulsor com motor turbo a gasolina e câmbio automático. Rodamos 900 quilômetros com um Chevrolet Equinox Premier 2022, que tem preço sugerido de R$ 221.990.
Robusto, com porte avantajado e identidade visual dos utilitários esportivos Chevrolet, a versão topo de linha Premier combina conforto, dirigibilidade e segurança. Tem ampla visão externa. No trânsito urbano e na estrada, os recursos eletrônicos facilitam a condução.
Fabricado no México, o grupo óptico com faróis tipo projetor, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED, a grade, o para-choque e as lanternas foram atualizados. Os frisos são cromados e as novas rodas aro 19 são diamantadas. As lanternas traseiras também são em LED.
Generoso espaço
Com 4,652 metros de comprimento, 2,105 metros de largura, 1,695 metro de altura e entre eixos de 2,725 metros, o generoso interior acomodou bem cinco ocupantes e bagagem. Como a jornalista Priscila Nunes, que também dirigiu o Equinox, lembrou, para quem precisa de espaço, o utilitário esportivo médio Chevrolet é uma ótima opção. Foi um dos carros mais amplos internamente que testamos nos últimos meses. O porta-mala, acionado por sensor de movimento, leva de 468 a 1.627 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Com acesso por aproximação e partida por botão, o interior agradou. Priscila destacou qualidade do acabamento interno com materiais macios ao toque, os bancos revestidos em couro e apliques no painel. O teto solar panorâmico deixou o crossover charmoso e ampliou a luminosidade interna, principalmente na estrada.
O MyLink, a nova geração do myChevrolet, o Wi-Fi nativo, o Spotify, a Alexa e o OnStar agora têm atualização remota. Priscila destacou a qualidade e os recursos do MyLink interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, mas com tela de apenas oito polegadas. O aplicativo MyChevrolet nos permitiu acionar diversas funções a distância.
O sistema por indução ajudou na hora de carregar o celular - prático, dispensou o uso de cabo. Baixamos o Spotify no MyLink, o que liberou o espaço nos nossos celulares. Usamos o Wi-Fi nativo e ótimo som Bose. O OnStar, além de informações e outras funções, ajuda a recuperar o carro em caso de roubo ou furto.
O volante tem ajuste de altura e profundidade. A direção elétrica e o banco do condutor têm regulagem elétrica e apoios laterais que facilitaram a condução. O quadro de instrumentos analógicos e tela central digital tiveram perfeita visualização. O ar-condicionado automático digital de duas zonas conta com dutos de saída para o banco traseiro.
Comportamento adequado
Apesar do tamanho e dos 1,6 mil quilos, o Equinox rodou tranquilo no trânsito urbano e nas estradas gaúchas. Os 172cv de potência e a força (torque) de 27,8 kgfm do motor 1.5 a gasolina foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades e a tração permanente do tipo AWD.
As acelerações e retomadas de velocidades foram rápidas e a troca de marchas imperceptível. Na cidade, a câmera de ré e sensores facilitam as manobras em espaços reduzidos, auxiliadas pelo assistente semiautônomo de estacionamento.
Na estrada, o nível de ruído interno foi mínimo. Para quem está acostumado e gosta de usar a troca sequencial de marchas, faltaram as aletas atrás do volante. A mudança pode ser feita apenas por um botão na palanca do câmbio.
Bem ajustada, a direção elétrica foi precisa nas respostas. A suspensão independente nas quatro rodas e a traseira tipo multitlynk enfrentaram o pavimento irregular, buracos e quebra-molas sem comprometer o conforto e a segurança. A tração integral adaptativa, os controles de estabilidade e tração e o assistente de permanência em faixa ajudaram a superar curvas acentuadas em velocidades elevadas com reduzida inclinação da carroceria.
Os recursos eletrônicos auxiliaram a condução e o Equinox rodou como um carro de passeio. Os assistentes de tráfego cruzado (ponto cego) e de partida em rampa, os alertas de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, e o sensor de aproximação, entre outros, aumentaram a segurança.
O alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro atuou por voz e indicação visual no quadro de instrumentos. Como Priscila destacou, o Equinox é o tipo de carro que dá vontade de não parar de dirigir, em especial na estrada.
O Equinox Premier acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e chega à velocidade máxima de 199 km/h conforme a General Motors. Pelos dados do Inmetro, o Equinox percorre 9,3 km por litro na cidade e 11,5 km por litro na estrada, com gasolina. Nos 900 quilômetros percorridos, a média foi de 11,2 km por litro. No trânsito urbano, o consumo ficou em 8,6 km por litro e 10,1 km por litro conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, variou de 14,6 km por litro a 18,9 km por litro, a 80 km por hora, e de 11,9 km por litro a 14,2 km por litro, a 110 km por hora.
Conclusão
Típico carro familiar, bem equipado, o Equinox Premier conta com generoso espaço e avançados recursos eletrônicos de auxilio à condução. O comportamento é adequado às características do conjunto propulsor e a ótima suspensão facilita rodar nas nas ruas e estradas, mesmo naquelas sem conservação. Com preço competitivo na comparação com os concorrentes, como sempre, é importante avaliar o uso e a relação custo-benefício, inclusive da sua versão RS.