A expectativa de reação do setor automotivo a partir do segundo trimestre foi confirmada. A produção e venda ficaram estáveis e a exportação cresceu. O resultado positivo apesar do número menor de dias destacou a média diária de venda e a exportação. Os números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) nesta terça-feira (10) mostram que abril foi o melhor mês do ano.
A falta de componentes e a desaceleração ou parada das linhas de montagem continuaram.
Apesar da situação adversa, a produção de 185,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu 0,4% em relação a março e caiu 2,9% na comparação com abril de 2021.
No acumulado do ano, o recuo é de 13,6% frente ao primeiro quadrimestre do ano passado.
A venda de veículos reagiu e fechou o mesmo com 147,2 mil emplacamentos, leve alta de 0,3% sobre março, mas despencou 15,9% na comparação com o mesmo mês de 2021. A média diária foi de 7.750 unidades, a melhor desde dezembro. No quadrimestre, com 552,9 mil registros, o tombo foi de 21,4% sobre igual período do ano passado.
“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”
MÁRCIO DE LIMA LEIT
Presidente da Anfavea
O melhor resultado de abril ficou com a exportação. Foram embarcados 44,8 mil veículos, salto de 15,2% sobre março e de 32,3% sobre abril do ano anterior. Foi o desempenho para o quadrimestre desde 2018. No ano, as 153 mil unidades embarcadas acumulam a alta de 17,9% na comparação com o mesmo período de 2021.
Em valores, a exportação de abril foi de US$ 802,801 milhões, - 5% em relação a abril. No ano, os US$ 2,375.820 bilhões representam mais 23,5%.
Salão do Automóvel
A atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento de componentes pela pandemia do coronavírus, provocou o adiamento temporário do São Paulo Motor Experience. O evento, que substituirá o tradicional Salão do Automóvel, deveria ocorrer de 6 a 14 de agosto, no Autódromo de Interlagos, e a decisão foi tomada pela Anfavea, suas associadas, e a RX, organizadora do evento.