A fábrica de automóveis da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, São Paulo, foi vendida para a chinesa Great Wall Motors. A montadora alemã confirmou a conclusão da operação, que incluiu o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados e prédios e equipamentos de produção existentes no local, nesta quarta-feira (18).
A Great Wall utilizará a planta para a produção de veículos, em especial utilitários esportivos, para o Brasil e países da América Latina. A montadora chinesa receberá a unidade até o final deste ano. Após atualização, a capacidade de produção chegará a 100 mil unidades por ano, com a criação de dois mil postos de trabalho.
A Mercedes-Benz investiu R$ 600 milhões na fábrica de Iracemápolis, inaugurada em 32 de março de 2016. O local, onde foram produzidos o sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA, encerrou suas atividades em dezembro de 2020.
O campo de provas, que também opera nas proximidades da planta de Iracemápolis, em parceria com a Bosch, não entrou na venda e continuará suas operações normais.
A venda da fábrica no interior paulista faz parte da estratégia da Mercedes-Benz AG para otimizar sua rede industrial e a capacidade de produção. Em um comunicado, a empresa confirma que todos os proprietários de automóveis premium da marca Mercedes-Benz no Brasil continuarão a ser atendidos pelas mais de 50 concessionárias em todo o país.
O grupo alemão também reitera o compromisso com o Brasil e a forte presença com suas unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados) e Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning), em São Paulo, além da planta de Juiz de Fora (cabinas de caminhões), em Minas Gerais.
Great Wall no Brasil
No final da tarde, a Great Wall Motor divulgou comunicado sobre a compra da fábrica da Mercedes-Benz. Para o seu presidente rotativo, Meng Xiangjun, a transação acelerará o desenvolvimento e a implementação estratégica da marca chinesa no mercado sul-americano e promoverá ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global.
O vice-presidente, Liu Xiangshang, ressaltou que o Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina. Sua força econômica ocupa o primeiro lugar na América do Sul, suas vendas de automóveis ocupam o sétimo lugar no mundo e o mercado consumidor de veículos tem grande potencial.
“Consideramos o Brasil um mercado estratégico no plano global de internacionalização”
LIU XIANGSHANG
Vice-presidente Great Wall Motor
Dentro do seu plano projeto para a região, o grupo chinês estudará as preferências dos consumidores locais e o desenvolvimento e mudanças do mercado automobilístico.
O executivo garante que o investimento da Great Wall Motor trará uma experiência de mobilidade inteligente, segura e de alta qualidade para os usuários.
A chegada da montadora criará empregos diretos e indiretos na região. Promete também impulsionar o desenvolvimento e pesquisa local e de indústrias relacionadas promover a transformação e atualização da estrutura industrial contribuindo para maior arrecadação de impostos.
A Great Wall Motor promete introduz conceitos avançados de produção, gestão de qualidade, proteção ambiental e gestão de informações de acordo com os padrões globais da companhia.