O médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, e um dos principais empresários do país, morreu aos 77 anos, na manhã deste sábado (14), em São Paulo. Em nota oficial, a empresa afirma que “o doutor Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos". O velório será neste sábado no cemitério do Morumbi, a partir das 14h30min, e o sepultamento está marcado para 17h30min.
O empresário criou um dos maiores conglomerados do setor automotivo no país e América do Sul com a produção, importação, venda e pós-venda de veículos com marcas como Hyundai, Caoa Chery, Subaru e Ford. De acordo com o comunicado, a empresa continuará a ser gerida por seus atuais executivos.
Trajetória
Formado em Medicina, Andrade entrou no setor automotivo em 1979. Ao comprar um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), que não foi entregue porque a concessionária faliu, o médico assumiu a revenda como forma de compensar o pagamento feito pelo veículo. Fundou a Caoa (iniciais de seu nome) e passou a administrar a concessionária Ford. Em seis anos, a empresa tornou-se a maior revendedora da marca norte-americana na América Latina.
Com a abertura da importação de veículos no Brasil, em 1992, a Caoa tornou-se importadora oficial da Renault no país. Em menos de três anos, a marca francesa assumiu a liderança em vendas no segmento de importados, e a quinta posição no mercado em geral. Em 1998, foi a vez de representar a Subaru e em 1999, a Hyundai.
Com reposicionamento da marca e fortes investimentos em marketing, vendas e pós-venda, a Hyundai Caoa conquistou excelentes níveis de vendas no mercado brasileiro. Com investimentos de R$ 1,2 bilhão, em 2007, foi inaugurada a Caoa Montadora de Veículos S/A, no distrito agroindustrial de Anápolis (GO). Atualmente, a fábrica produz os Hyundai ix35, New Tucson e os comerciais leves, HR e HD. Também os Caoa Chery Tiggo5x, Tiggo7 e Tiggo8.
No final de 2017, a Caoa, em associação com a a chinesa Chery, lançou a Caoa Chery, montadora 100% nacional. Em quatro décadas, com presença em todo o país, a empresa já comercializou mais de um milhão de veículos.