Aerodinâmica privilegiada, uma usina de força híbrida plug-in de 950 cv e avançada tecnologia, o Aston Martin Valhalla será o superesportivo de James Bond em "007 Sem tempo para morrer". Se na telona o agente de sua majestade terá cenas de tirar o fôlego, nas estradas o carrão promete a tecnologia desenvolvida pela montadora britânica na Fórmula 1. O filme estreará nos cinemas em 30 de setembro deste ano. Quanto ao carro, a Aston Martin faz segredo, mas garante que o Valhalla será vendido no Brasil por encomenda.
Mostrado como o modelo conceitual AM-RB 007 no Salão de Genebra de 2019, a produção do Valhalla foi confirmada pela Aston Martin. Além do visual ousado, o supercarro combina a experiência das pistas com a avançada tecnologia híbrida plug-in.
O V8 4.0 biturbo de 750 cv e dois elétricos de 204 cv. O propulsor derivado do Mercedes-AMG GT Black Series foi recalibrado atendendo as características da montadora britânica.
Propulsão combinada
Com a potência combinada de 950 cv e força (torque) de 101,97 kgfm, cambio automatizado de dupla embreagem e oito velocidades e a tração integral, o superesportivo acelerará de 0 a 100 km/hem 2,5 segundos e chegará a velocidade máxima de 330 km/h.
O motor V8 é central e os dois elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro. No modo elétrico, atua o motor dianteiro e, nos outros modos de condução, potencia e força são distribuídas para cada eixo de acordo a condução. Em certas situações, 100% da energia da bateria pode ser enviada para o eixo traseiro, complementando o V8 para desempenho máximo.
A transmissão de oito velocidades com troca de marchas por aletas no volante dispensa a marcha à ré convencional pelo e-reverse que utiliza os motores elétricos para a manobra.
O diferencial eletrônico de deslizamento limitado no eixo traseiro para tração máxima e agilidade de condução. No modo 100% elétrico, o superesportivo rodar a velocidade de 130 km/h com autonomia de 15 quilômetros.
Avançada tecnologia
A estrutura do Valhalla é montada sobre novo chassi de fibra de carbono. A suspensão dianteira traz tecnologia da Fórmula 1, com molas e amortecedores montados na parte interna. Na traseira, o Multimatic, as molas têm ajuste variável e os amortecedores são adaptativos. A altura da frente é aumentada para transpor lombadas.
A direção tem assistência elétrica, os freios são de cerâmica de carbono e as rodas são de 20 polegadas na frente e 21 na traseira com pneus Michelin. O Valhalla tem peso a seco de 1.550 quilos e o sistema de aerodinâmica ativa gera até 600 kg de pressão aerodinâmica (downforce) a 241 km/h.
Os faróis são full LED Matrix, a direção é elétrica e o ar-condicionado de duas zonas. O superesportivo britânico conta com recursos de assistência à condução como frenagem de emergência Automática, aviso de colisão dianteira, controle eletrônico de velocidade adaptativo, monitoramento de ponto cego e câmera de estacionamento com visão traseira e opção de visão surround.
Sem divulgar fotos do interior, a Aston Martin destacou que muitas características foram inspiradas na Fórmula 1 como o design com ergonomia simples e clara focada no condutor. O Valhalla trará novo multimídia com tela central sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple CarPlay.