Um versátil veículo que ficou famoso da Guerra do Golfo, conquistou os norte-americanos na versão civil de utilitário esportivo, saiu de linha e m 2010, e agora retorna na versão picape com propulsão 100% elétrica. O Humvee das areias do deserto, virou Hummer das ruas e estradas. Após dez anos da produção encerrada, voltará na nova geração como Hummer EV para o uso urbano, rodoviário e em qualquer terreno.
O Hummer EV voltará como um veículo amigo do ambiente, com propulsão 100% elétrica. A picape elétrica GMC é a resposta da General Motors aos Tesla Cybertruck e o Ford F-150. O Hummer EV chegará ao mercado norte-americano até o final de 2021 e será o primeiro dos super utilitários da GM com zero emissão.
A GM investiu U$ 2,2 bilhões na atualização da fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck para a produção da picape GMC Hummer EV.
A produção está prevista para o final de 2021, a versão Edition 1, com preço em torno de U$ 112 mil (cerca de R$ 620 mil), esgotou em uma hora na pré-venda.
Outras três versões com motores e autonomias menores deverão chegar até 2024.
Propulsão e autonomia
A picape elétrica combina o robusto visual retrô com o design futurista e avançada tecnologia marcados pelo conjunto propulsor, conectividade e sistema de iluminação ou detalhes como a H estampada em uma variedade de peças. Placas de aço reforçam a base da carroceria e protegem os componentes.
Três motores elétricos com potência de 1.000 cv e força (torque) de 1.500 kgfm, combinados com o sistema de tração e-4WD movimentam a super picape. Para facilitar a condução fora-de-estrada, um sistema esterça as quatro rodas. A GM estima que o Hummer EV acelera de 0 a 100 km/h em três segundos.
A bateria de Ultium dupla de 24 módulos, conforme a GM, têm autonomia superior a 560 quilômetros. A tecnologia utilizada troca mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento. O sistema torna o Hummer EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e permite quase 160 quilômetros de autonomia em 10 minutos de carga.
Interior e tecnologia
O Hummer EV estreia com a configuração Edition 1 que traz avançado pacote de equipamentos. A aceleração total, controle do modo de direção personalizável pelo condutor, aumento da altura do solo em cerca de cinco centímetros e condução fora de estrada, entre outros. O teto infinito é removível e pode ser guardado no compartimento frontal do veículo. Os pneus exclusivos Goodyear são de até 37 polegadas.
Um conjunto 18 câmeras frontais e traseiras e sob a carroceria UltraVision4 de alta resolução garantem a visão virtual do veículo e dos obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes.
O interior com revestimento em dois tons e detalhes dourados destaca a avançada tecnologia do quadro digital de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e a multimídia de 13,4 polegadas e diversas informações incluindo de navegação. O capô e o vidro traseiro têm acionamento elétrico. A tampa da caçamba conta com seis posições.
Consagrada trajetória
O Hummer foi a versão civil do Ummvvv, um veículo de guerra que ficou conhecido pela versatilidade na Guerra do Golfo, nos anos 90. Com largura privilegiada levava armas, tropas e ainda foi utilizado como ambulância. O projeto surgiu em 1979 para atender a necessidade do exercito norte-americano de um veículo multiuso, robusto e enfrentasse severas condições climáticas. Com mais de 150 unidades militares, das quais 20 mil, consagradas na Guerra do Golfo, em 1992, a AM America anunciou a produção da versão civil.
Com visual robusto, interior sofisticado e avançado quadro de instrumentos, o Hummer chegou as ruas e estradas. Com a produção em torno de 600 unidades por ano, o jipão conquistou personalidades e um dos primeiros proprietários foi o ator Arnold Schwarzenegger. Em 1999 a GM comprou a marca Hummer, acrescentou o H1 no nome e lançou novas versões ampliando a lista de celebridades como o boxeador Mike Tyson, o tenista André Agassi, o fundador da revista Playboy Hugh Hugh Hefner e o empresário Ted Turner.
O comportamento do Hummer era semelhante ao do veículo militar. O conjunto propulsor, compartilhado com a Chevrolet Silverado, combinava o motor V8 6.5 turbo diesel de 195 cv e força (torque) de 59 kgfm com o câmbio automático de seis velocidades e reduzida. Segundo a GM, o jipão chegava a velocidade de 134 km/h. Mas o forte era o desempenho no terreno acidentado, onde os 40,6 centímetros de altura do solo fazia a diferença e o jipão vencia qualquer obstáculo.
A montadora fez sucessivos aperfeiçoamentos, lançou novas as versões Hummer H2 Wagon, utilitário esportivo e o Sut, picape, e o Hummer H3, opção menor e H3T, picape. Apesar do sucesso, o Hummer não sobreviveu a crise da economia norte-americana provocada pela bolha imobiliária nos anos 2008 e 2009. Em 25 de fevereiro de 2010, a General Motors anunciou o fim do Hummer.