A atualização da S10 garantiu à picape Chevrolet condições para enfrentar a acirrada concorrência do segmento. As modificações avançaram do visual renovado aos aperfeiçoamentos no conforto, conjunto propulsor e segurança. A dirigibilidade melhorou e os novos recursos eletrônicos deixaram a condução mais perfeita e tranquila. Rodamos nas ruas e estrada gaúchas com a Chevrolet S10 High Country tem preço a partir de R$ 223.090.
Os aperfeiçoamentos da S10 remetem à norte-americana Colorado. Além do visual e da tecnologia, o conjunto propulsor também recebeu modificações atualizando a brasileira com recursos semelhantes aos da irmã e acompanhado o design global dos utilitários da marca.
- Não adianta, a S10 chamou a atenção nas ruas pela imponência, apesar de ser uma picape média.
O visual robusto não deixou passar despercebido nas ruas ou nos estacionamentos.
Além da mudança na dianteira, a Chevrolet assumiu uma diferenciação entre a versão topo de linha High Country, que testamos, e as demais opções.
Detalhes externos
Na parte externa, o novo visual com um toque mais esportivo, seguro e tecnológico diferencia bem a versão topo de linha do restante da família S10 – destacou a jornalista Priscila Nunes.
A nova frente com grade escura e o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central chamou a atenção de Priscila. “A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez, aparece em outra posição. Ficou muito legal! Todo conjunto é complementado com os faróis em LED e para-choque”.
O para-choque aumentou o ângulo de entrada. que passou de 27 para 29 graus) e os faróis auxiliares de neblina foram reposicionados mais acima para melhorar a iluminação e proteção do conjunto em situações mais adversas fora de estrada.
Motor e desempenho
O conjunto propulsor foi aperfeiçoado. A troca da turbina (a mesma da Colorado) do 2.8 turbo diesel e a e adequação da transmissão automática melhoraram as acelerações que ficaram mais progressivas. Os 200 cv e a força (torque) de 51 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio de seis velocidades e tração 4x4.
Na cidade, apesar do porte avantajado – quase 5,5 metros de comprimento e peso superior a duas toneladas – a S10 rodou tranquila. As retomadas de velocidade melhoraram em relação aos modelos turbo diesel anteriores que já testamos, lembrou Priscila.
Na estrada, as respostas foram rápidas com troca silenciosa de marchas. “A tecnologia auxiliou a condução e reforçou a segurança. Além dos alertas de colisão frontal, saída de faixa e controles eletrônicos de estabilidade e tração foram acrescidos novos recursos como o sistema de frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, mas faltou o sensor de ponto cego”, completou Priscila.
O consumo de combustível ficou entre 8,5 km/l a 9,4 km/l na cidade, de 12,3 km/l a 13,9 km/l, a velocidade constante de 80 km/l e de 11,1 km/l a 11,9 km/l a 110 km/l.
Interior e conectividade
O interior da S10 High Country 2021 mudou pouco em relação ao modelo anterior. Priscila destacou o acabamento em couro em dois tons, a boa posição de dirigir e os comandos bem posicionados à mão.
Também o Wi-Fi nativo e o MyLlink com tela de oito polegadas, GPS integrado, acesso a Android Auto e Apple Car Play sem fio e câmera traseira, entre outros.
Faltaram o acesso por aproximação, partida por botão e carregador por indução, que deixariam a picape bem completa.
- O aplicativo My Chevrolet também recebeu atualizações e agora é possível ligar a picape remotamente, possibilitando o acionamento do ar condicionado a distância.
Testei e achei intuitivo – elogiou a jornalista.
Segurança
- A S10 ficou até 20% mais resistente em caso de impacto conforme a General Motors. Claro que ninguém espera passar por uma colisão, porém a segurança é um ponto extremamente importante. Além disso, a picape tem seis airbags, o que reforça ainda mais a segurança - elogiou Priscila..
A jornalista recordou que depois de observar alguns crash-tests (testes de impacto), valoriza muito mais os itens de segurança de um carro. “É impressionante o estrago que faz uma batida, às vezes, até em baixa velocidade. Por isso precisamos ter bastante atenção em airbags e itens de segurança na hora de comprar um veículo”.
A tampa da caçamba também foi aperfeiçoada.
Passou a contar com a opção de amortecedor, disponível como acessório, que reduziu o peso e deixou a operação mais suave.
A caçamba leva 1.061 litros com carga útil de 1.049 quilos.
Conclusão: Renovada, a S10 High Country se saiu bem durante a avaliação. Como Priscila lembrou, foi uma picape obediente com respostas rápidas e precisas aos comandos. A segurança fez toda a diferença. O visual, com a grade da frente, ficou mais bonito. Mas antes de qualquer decisão, deve ser analisada a relação custo/benefício em razão da proposta de uso.