A construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável marca os 10 anos do Instituto Renault. Criado em 14 de setembro de 2010, dois eixos movem o instituto: inclusão social e mobilidade sustentável. Uma live realizada na segunda-feira (28) comemorou o período em que os projetos da instituição beneficiaram mais de 755 mil pessoas. O Instituto Renault guarda histórias de milhares de vidas transformadas, caminhos mudados e exemplos a serem seguidos.
Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável.
RICARDO GONDO
Presidente da Renault do Brasil
O presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, destacou a importância do momento devido ao trabalho desenvolvido ao longo desses anos.
Ele explicou que a responsabilidade social é um valor para todo o grupo Renault nos cinco continentes e 134 países em que está presente.
— Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui, e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação — afirma o presidente. — Por isso, os projetos têm como foco responder às necessidades dos brasileiros, através desses pontos citados.
Principais projetos e parceiros do Instituto
Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.
Associação Borda Viva
Organização sem fins lucrativos, atua desde 2002 no desenvolvimento social, na segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.
Localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da associação, que conta com a parceria do Instituto Renault.
Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da associação em parceria com o Instituto Renault.
Geração Futuro
O programa visa à formação, à qualificação e à capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O curso de formação profissional é gratuito e direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que cursam ou que concluíram o Ensino Médio. Inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.
No período de um ano e meio, 120 jovens serão qualificados, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. Dos 40 alunos da primeira turma que concluiu o curso no ano passado, 18 já foram contratados e estão trabalhando.
Renault Experience
Para estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience (RX) surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.
Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas.
CAIQUE FERREIRA
Vice-presidente do Instituto
Para chegar ao formato atual, o programa passou por duas reformulações. A primeira delas ocorreu em 2012, quando o RX adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios para os estudantes nas áreas de engenharia, comunicação e design.
A segunda foi em 2016, com a adoção do sistema de startups.
Atualmente, o desafio é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Desde o início do modelo de startups, já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 Estados brasileiros.
De maneira geral, o Instituto Renault acredita na transformação social, com foco na educação sendo um dos principais caminhos. Em campanhas internas, como a Mobiliza Renault, feita com os colaboradores da empresa, foram entregues mais de 40 toneladas de alimentos e produtos de limpeza em diversas comunidades do Paraná.
Mobilidade sustentável
No eixo de mobilidade sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é O Trânsito e Eu, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças. O objetivo é contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.
O projeto atua em oito cidades do país: São Paulo, São Bernardo do Campo e Santa Bárbara d'Oeste (SP), Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas (PR) e Pelotas (RS).
O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
O Instituto também apoia diversos outros projetos de instituições como AACD, Associação de Deficientes Físicos do Paraná, Casa do Zezinho, Unilehu. Também incentiva o engajamento em projetos sustentáveis na cadeia de valor e desenvolvimento humano.