O lançamento do Nivus foi confirmado pela Volkswagen. O evento mundial será realizado nesta quinta-feira (28) com transmissão pela internet. O novo VW compartilha a plafatorma MQB, a mesma do Polo e do T-Cross, como o conjunto propulsor e muitos detalhes. A conectividade será o destaque sendo o primeiro carro da marca com o multimídia VW Play, disponível como opcional. O Nivus deverá ter três versões e preços entre o hatch e o utilitário esportivo estimados em torno de R$ 80.000, na versão de entrada, a R$ 100.000, na topo de linha.
O Nivus é montado da fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), que voltará a operar parcialmente nesta terça-feira (26).
O compacto urbano ficará posicionado entre o hatch Polo e o utilitário esportivo T-Cross.
O visual lembra um cupê com linhas levemente arredondadas. O seu porta-malas será maior em relação ao utilitário esportivo irmão com 415 litros.
Desenvolvido pela engenharia brasileira, o VW Play é um avançado sistema multimídia. Com tela de oito polegadas sensível ao toque e por comando de voz, é interativo com Android Auto e Apple CarPlay ( (o sistema iOS dispensará cabo). Também permitirá conexão com a Internet por roteamento de celular ou por Wi-Fi, uso de aplicativos, arquivos de música e vídeo, mostrará imagens da câmera de ré e ainda terá manual do proprietário digital, entre outras informações.
O motor 1.0 turbo flex de até 128 cv e força (torque) de 20,4 kgfm (etanol) combinado com o câmbio automático de seis velocidades equipará todas as versões do Nivus. Deverão ser três configurações mais o kit R-Line.
Versões e detalhes
Direção elétrica, volante multifuncional, controle eletrônico de velocidade, multimídia, ar-condicionado, seis airbags, Isofix, sensores de estacionamento traseiros, controles de estabilidade e tração, bloqueio do diferencial, assistente de partida em rampa, barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas e luzes diurnas em LED deverão de série a partir da versão de entrada.
Câmera de ré, rebatimento elétrico dos retrovisores, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, de chuva e crepuscular, estarão entre outros itens opcionais da opção básica.
A versão intermediária, a Confortline, deverá ter mais volante multifuncional com aletas para a troca sequencial de marchas, ar-condicionado digital, câmera de ré, entrada auxiliar USB, quadro de instrumentos analógico digital, indicador de pressão dos pneus, aletas para troca sequencial de marcha, iluminação interna em LED, porta-luvas refrigerado e faróis de neblina, entre outros.
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, crepuscular e de chuva, detector de fadiga do condutor, sistema de frenagem automática pós-colisão, bancos em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/55 R17 estarão entre os opcionais.
A topo de linha Highline, deverá incluir bancos de couro, indicador de pressão dos pneus, alerta de colisão frontal, grade cromada, pedaleira esportiva, faróis de neblina barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 17 polegadas
O kit R-Line, opcional, para a versão Highline, deverá incluir bancos em couro com costuras, som premium Beats, interior com detalhes em preto brilhante, cor que também estará em detalhes externos e na grade dianteira, controle eletrônico de velocidade adaptativo, faróis, luzes diurnas e lanternas em LED e rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.