O visual renovado, o conjunto propulsor atualizado e os novos recursos eletrônicos valorizaram o HB20S 2020. A nova geração do sedã compacto Hyundai avançou em relação ao modelo anterior. A tecnologia facilitou a condução e aumentou a segurança, mas o destaque foi o comportamento com o novo motor turbo. Rodamos cerca de 500 quilômetros com um HB20S Diamond Plus 1.0 Turbo GDI AT 2020 que tem preço de R$ 81.290.
O design do HB20 hatch, que provocou discussões polêmicas, foi amenizado no sedã pelas linhas que remetem ao Elantra. O visual da frente foi o ponto mais discutível com a generosa grade, faróis alongados e vincos marcantes no capô. No HB20S, as linhas fluidas das laterais e a traseira com o caimento alongado do teto, que lembram um cupê, formaram um conjunto mais harmônico.
O HB20S provou nas ruas e estradas gaúchas a boa impressão que deixou no test-drive de lançamento. O motor, a suspensão e o comportamento dinâmico em pouco lembrou a geração anterior. O Kappa de três cilindros turbo com injeção direta de combustível e a calibragem do câmbio automático garantiram potência e força adequadas para o sedã compacto.
Os 120 cv e força (torque) de 17,5 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. Na cidade. O HB20 rodou tranquilo. A jornalista Priscila Nunes gostou do comportamento e, em especial da direção elétrica progressiva que facilitou a condução e manobras de estacionamento. Foi pisar acelerador para respostas rápidas. Nas paradas nos sinais, o start/stop desligou o motor para reduzir o consumo de combustível.
Desempenho e tecnologia
Na estrada, sobrou potência nos limites de 80 km/h a 110 km/h. O motor respondeu bem com as trocas de marchas perfeitas e silenciosas em baixas rotações.
O ruído interno aumentou progressivamente acompanhando a velocidade.
Como Priscila lembrou, para quem gosta de um comportamento mais forte, basta usar as aletas atrás do volante para a troca sequencial de marchas.
Em rodovias como a BR/290, entre Porto Alegre e Osório, o HB20S foi bom.
A suspensão recalibrada absorveu as irregularidades do pavimento das ruas e estradas. Superou lombadas, quebra-molas e buracos amenizando a vibração. A carroceria oscilou pouco em velocidades mais elevadas e trechos sinuosos com curvas fechadas. Os controles de estabilidade e tração, freios ABS com assistente de frenagem de emergência, que alerta e freia o carro, e partida em rampa e o aviso de mudança de faixa facilitaram a condução.
O consumo de combustível melhorou. Nossos números foram melhores do que os indicados pela Hyundai de 12,7 km/l, na cidade, e 15,6 km/l na estrada, com gasolina. No transito urbano, fizemos de 11,2 km/l a 13,1 km/l, em rodovias, na velocidade constante de 80 km/h nossas médias ficaram 12,8 km/l a 20,1 km/l, e a 110 km/h, de 13, 2 km/l a 15,9 km/l.
Interior e conforto
- Gostei do acesso por aproximação e a partida por botão, comum nos carros mais sofisticados, da central multimídia, dos recursos eletrônicos e do acabamento em couro do interior do sedã Hyundai, padrão dos carros do seu segmento – destacou Priscila.
O HB20S cresceu. São 4,230 metros de comprimento, 1,680 m de largura, 1,470 m de altura e distância entre eixos de 2,500 m. O porta-malas, também maior, leva 475 litros. O aumento do entre eixos melhorou o espaço e o conforto interno.
- Os bancos com apoios laterais acomodam bem o condutor e acompanhante da frente. O espaço traseiro também é bom para dois adultos e uma criança. Podemos levar amigos, família e os animais de estimação tranquilamente – avaliou a jornalista.
A versão topo de linha do sedã compacto Hyundai é bem completa. Tem ar-condicionado automático digital, central multimídia blueMedia com tela de oito polegadas sensível ao toque e interativa com, Android Auto, Apple CarPlay e entrada USB, entre outros recursos.
- O volante multifuncional facilitou os comandos do áudio, a central multimídia foi de fácil manuseio pela tela sensível ao toque. Usamos o bluetooth e a conectividade do carro para atender ligações e funcionou bem. Ainda aproveitamos o recarregamento rápido das baterias dos celulares – acrescentou Priscila.
Conclusão: A evolução do HB20S em relação à geração anterior foi sensível do conjunto propulsor, ao conforto e a tecnologia. O que facilitou a condução e aumentou a segurança do modelo topo de linha do sedã compacto. A Hyundai tentou aproximar a relação custo/benefício dos seus concorrentes. Como a Priscila Nunes destacou, é um carro para levar a família.