Renovada, mais leve, potente e novos recursos eletrônicos, a S 1000 R traz também aprimoramentos no quadro, conjunto da suspensão e sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. Fabricada na planta da BMW Motorrad, em Manaus (AM), a motocicleta superesportiva BMW 1000 RR tem preço sugerido de R$ 91.950.
Lançada em 2009, a terceira geração da S 1000 RR ficou 11 quilos mais leve em relação ao modelo anterior e agora pesa 197 quilos.
O motor, quatro quilos mais leve, aumentou 8 cv e gera 207 cv e força (torque) de 113 kgfm.O visual avançado da S 1000 RR foi redesenhado valorizando as proporções e os detalhes. Os faróis, lanternas, sinalizadores e luzes de freio são em LED.
O tanque de combustível ficou mais estreito melhorou o posição de pilotagem enquanto a angulação mais ampla do guidão proporciona a condução mais confortável. Com o redesenho, a traseira tem linhas mais leves e dinâmicas.
A nova estrutura da S 1000 RR traz novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada, o que melhora as respostas nas acelerações e proporciona mais aderência. O quadro combina o amortecedor da suspensão traseira Full Floater Pro e do braço oscilante em uma estrutura mais leve, precisa e fácil de controlar.
Cidade, estrada ou pista
Os novos recursos dos modos de pilotagem da S 1000 RR permite rodar na ruas, estradas e pistas. Nas rodovias são o Rain, Road Dimanic e Race. Já nas pistas, a opção Modo Pro oferece três modos adicionais de pilotagem - Race Pro 1 a 3) programáveis.
Cada modo permite ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração, freios ABS e deslizamento das rodas. Também a curva do acelerador (ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo de pilotagem do condutor.
No modo Pro, o launch control (controle de tração) facilita as arrancadas e o limitador de pit lane a aderência ideal à velocidade. O HP Shith Assistant Pro ativa as mudanças ultra-rápidas de marcha sem a necessidade do uso da embreagem. O sensor de inclinação permite configurar o ABS e o DTC.
O quadro de instrumentos foi atualizado e permite o uso em competições. A tela de TFT de 6,5 polegadas fornece ampla gama de informações com visualização mesmo em pouca luminosidade.
A tela pode ser personalizada para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada. As três telas Core, para uso nas pistas de corrida, traz conta-giros em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3).
A nova BMW S 1000 RR chega nas cores vermelha, já disponível nas concessionárias, e cinza, a partir de abril. A superesportiva tem três anos de garantia de fábrica.