O motor de seis cilindros 3.0 turbo de 340 cv — e força (torque) de 50 kgfm — combinado com o câmbio automático de oito velocidades e a tração traseira valoriza a esportividade do Z4 M40i. A versão topo de linha do crossover BMW chega aos concessionários brasileiros com preço de R$ 384.950.
Fabricado em Graz, na Áustria, o conversível mantém o visual da versão sDrive30i M Sport que desembarcou no país em abril. Também os avançados recursos eletrônicos e novas funções de apoio à condução e à segurança.
O Z4 M40i traz a suspensão adaptativa M Sport que ajusta a rigidez dos amortecedores de acordo com a condução nos modos Confort ou Sport. O diferencial M Sport com bloqueio eletrônico controla a tração, a estabilidade e o comportamento de condução, distribuindo a força do conjunto propulsor nas rodas traseiras. O crossover acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.
O Z4 cresceu em relação à geração anterior. Com 4,32 metros de comprimento ficou 8,5 centímetros maior. Também ficou 7,4 cm mais largo e passou para 1,86 m, e 1,3 cm mais alto com 1,30 m. A distância entre eixos de 2,47m foi reduzida em 2,6 cm. O Z4 M40i tem sete opções de cores externas. O interior, revestido em couro, tem detalhes de acabamento galvanizados e quatro cores.
O BMW Live Cockpit Professional inclui o head-up display, duas telas digitais. A de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos mostra dados do veículo e de condução. A de 10,25" do multimídia iDrive, sensível ao toque e comando de voz, traz navegação, imagem da câmera de ré, e entretenimento.
O Z4 M40i traz recursos eletrônicos como alertas sonoros e visuais que informam situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal. Também há controle eletrônico de velocidade adaptativo e estacionamento automático, entre outros benefícios ao condutor.