Com Priscila Nunes / Especial
A nova Frontier combina a robustez de uma picape com o conforto, a sofisticação e a dirigibilidade próximos de um carro de passeio. O motor biturbo e o câmbio automático garantem potência e força para enfrentar qualquer terreno. Rodamos cerca de 700 quilômetros com uma Nissan Frontier LE 4x4 2019 que tem preço de R$ 193.290.
Nas rodovias em boas condições como as BRs 290 e 101, o comportamento da Frontier LE, apesar dos 5,26 metros de comprimento,1,85 m de largura e duas toneladas, foi tranquilo. Direção elétrica, conjunto propulsor potente, suspensão bem calibrada, freios eficientes e recursos eletrônicos facilitaram a condução.
Os 190 cv e a força (torque) de 45,9 kgfm do motor 2.3 biturbo foram bem distribuídos pelo câmbio automático de sete velocidades e a tração 4x4. Sobrou força e potência rodando com acompanhante, mas sem carga na caçamba, dentro dos limites de 110 km/h nas duas rodovias federais ou nas estradinhas. O consumo médio ficou entre 9,6 km/l a 13,9 km/l.
Asfalto, terra e areia
Os controles de estabilidade e tração, bloqueio do diferencial traseiro e assistentes de partida e e descida em rampa ajudaram principalmente na terra batida nas regiões de Três Cachoeiras, Terra de Areia e Morrinhos, no Litoral gaúcho. Como também na areia da beira da praia. Quando preciso foi só engatar a tração 4x4 e a reduzida.
A direção com assistência elétrica teve respostas rápidas e precisas, mas concordei com a jornalista Priscila Nunes, que também conduziu a picape Nissan, que em determinadas situações o volante pareceu um pouco pesado.
A suspensão garantiu estabilidade no asfalto e não comprometeu na terra batida ou na areia. Braços triangulares na frente, os aperfeiçoamentos da Frontier montada na argentina combinam um sistema tipo multilink com molas maiores, eixo rígido e nova geometria. As rodas são de liga leve de 18 polegadas e os pneus 255/60 R18.
Para Priscila, o comportamento da Frontier lembrou o do test-drive de lançamento da picape Nissan por estradinhas secundarias da Região da Serra gaúcha.
- Nas estradas de terra do Litoral, os trechos não foram tão precários, mas a Frontier reforçou suas condições de enfrentar percursos ruins com piso irregular e até buracos - .
Acesso por aproximação e partida por botão, o nível do acabamento interno e silêncio chamaram a atenção da jornalista. O ruído acompanha a velocidade e aumenta com a rotação do motor mas não comprometeu o conforto.
A nova central multimidia com tela de oito polegadas e interativa com o Android Auto e Apple CarPlay, como o quadro de instrumentos com display TFT, permitiram perfeitas visualização e leitura. “Pareamos nossos dois celulares e usamos navegação por GPS. A câmera de ré a visão 360º com câmeras frotal, laterais e) traseira aumentaram a segurança”.
A Frontier fabricada na Argentina conta com bancos revestidos em couro, o do condutor com ajustes alétricos, ar-condicionado de duas zonas, seis airbagas – frontais, laterais e tipo cortina -, sistema Isofix, faróis automáticos e luzes diurnas (DRL)e lanternas traseiras em LED e teto solar, entre outros.
Conclusão: Os ajustes feitos na Frontier aperfeiçoaram o comportamento, o desempenho e a segurança da picape Nissan. A versão avaliada, a topo de linha LE, lembrou um carro de passeio no asfalto e não comprometeu, principalmente o conforto e a segurança, no piso irregular e terra batida.