Os avançados recursos eletrônicos do Centro de Design da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) facilitarão o desenvolvimento de veículos Fiat, Jeep e RAM. Com investimentos de R$ 11,4 milhões, o estúdio atua em colaboração com os polos de desenvolvimento do grupo ítalo-americano nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Na área de 2,7 mil meros quadrados, dividida em dois pavimentos e quatro seções, trabalham 150 funcionários responsáveis pela criação dos novos projetos . O novo prédio do Centro de Design foi inaugurado nesta terça-feira (13) no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais .
O diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender, lembrou que a atividade começou como unidade da Fiat, em 2002. E agora terá o desafio de experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina. Nos 17 anos de atividade, o Centro de Design desenvolveu 15 novos modelos e oito carros-conceito da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.
Laboratórios
No User Experience (UX), simuladores testam soluções de interfaces e conectividade como quatro de instrumentos e centrais multimídia nas variadas condições de condução no trânsito. Com o uso de inteligência artificial, simula ultrapassagens, aceleração, freada e a presença de pedestres.
Já o simulador em realidade virtual avalia acabamentos interno e externo, como cores e texturas. O recurso é utilizado na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.
Na Sala Virtual, a tecnologia laser projeta o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. O sistema recurso permite avaliações mais próximas da realidade.
As apresentações das várias fases dos projetos do desenvolvimento à aprovação final ocorrem no Showroom. A iluminação difusa valoriza a forma e cores dos modelos.
Nos 674 metros quadrados do Integrated, dividos em dois ambientes são construídos os modelos em argila (massa clay). As equipes de Design e Engenharia trabalham integradas.
Fassbender adiantou a previsão de nova onda de investimento nos próximos anos para a construção de um segundo prédio.
Ao lado do atual, abrigará os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.
Viagem a convite da FCA