Os carros híbridos, elétricos e superesportivos mobilizam o Palexpo, em Genebra. A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) aproveita o evento e mostra o seu avanço em tecnologias alternativas de propulsão. O Geneve Internacional Motor Show abriu nesta para o público nesta quinta-feira (7) e irá até o dia 17.
O Compass, o utilitário esportivo mais vendido no país e seu irmão Renegade, serão os primeiros Jeep híbridos produzidos na Europa com tecnologia plug-in, que permite a recarga da bateria em tomada elétrica doméstica. Os dois Jeep têm novo conjunto propulsor híbrido. O motor 1.3 turbo a gasolina movimenta as rodas dianteiras e o elétrico as traseiras. O 1.3 turbo é uma versão do 1.3 Firefly que equipa carros Fiat produzidos no país.
A potência combinada no Renegade PHEV varia de 190 a 240 cv, o que, segundo a Jeep leva o utilitário esportivo compacto de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. No Compass PHEV a potência combinada é de 240 cv. Os dois modelos terão acelerações e retomadas de velocidade mais rápidas.
A Jeep não revelou as baterias dos dois SUVs que podem rodar até 50 km no modo elétrico e atingir até a velocidade máxima de 130 km/h. Com o sistema combinado, o jipe leva aproximadamente 7 segundos para atingir 100 km/h.
O utilitário esportivo médio Compass híbrido com sistema plug-in tem potência combinada de 237 cv.
O desempenho e a emissão de CO2 com a tecnologia PHEV ainda não foram homologadas.
O conjunto propulsor híbrido plug-in, garante a Jeep, melhorará a capacidade do uso fora de estrada. Justifica que o melhor desempenho é proporcionado pela força (torque) do motor elétrico e pela possibilidade da tração independente pelos dois eixos.
Os Renegade e Compass híbridos terão quadro de instrumentos digital especial e uma tela multimidia que mostrará também a atuação do sistema híbrido.
Conceituais
Com o Centoventi EV Concept a Fiat comemora em Genebra seus 120 anos. Na Europa, o compacto urbano elétrico será chamado Panda e chegará em 2021. No Brasil poderá retornar o nome Palio.
O conjunto propulsor do Centoventi EV conta com bateria que pode ser atualizada e substituída. A autonomia irá de 100 km a 500 km com a compra ou aluguel de baterias adicionais. O teto destacável pode ser substituído por um teto solar. O quadro de instrumentos foi desenvolvido para usar um smartphone como tela digital.
A proposta do Centovinti será oferecer uma solução de mobilidade elétrica acessível e que permita personalização externa e interna. Em cor única, terá opções de quatro caracterizações externas, quatro para-choques, quatro tetos e quatro calotas. O interior será personalizado pelo comprador criando um espaço único.
Cuore esportivo
A mítica Alfa Romeo terá seu primeiro utilitário esportivo compacto híbrido. O conceitual Tonale impressiona pelas linhas fluidas, limpas e ousadas.
A frente valoriza a assinatura visual da marca com destaque para a tradicional grade. Nas laterais, a linha de cintura alta e as rodas de 21 polegadas. Atrás, a janela envolvente é complementada por um spoiler e uma linha de luz.
O interior do Tonale tem acabamento em couro, Alcântara e alumínio. O quadro de instrumentos digital tem tela de 12,3 polegadas. A central multimidia tem tela de 10,25 polegadas sensível ao toque.