Embalada pelo salto de 94% nas vendas entre janeiro e novembro na comparação com o mesmo período em relação a 2017, depois de lançar o XC40 e as versões híbridas do XC60 e do S90, a Volvo avança com o V60. A station wagon chega num momento em que os utilitários são destaques da marca sueca. Na versão única Momentum, o Volvo V60 custa R$ 199.950.
Maior, mais espaço e tecnologia, a nova geração do V60 é montada sobre a mesma plataforma modular do XC60, a SPA.
A station wagon cresceu 12 centímetros no comprimento, 10 cm na distância entre eixos e aumentou 99 litros no porta-malas que passou para 529 litros e chega a 1.364 litros com os bancos traseiros rebatidos.
.
O visual do V60 acompanha a identidade da marca. A grade dianteira separa os faróis em full LED e a iluminação diurna (DRL) também em LED. As laterais são destacadas pelos frisos dos vidros e barras no teto em alumínio. A traseira é marcada pelas lanternas em feixes de LED que avançam na tampo do porta-malas.
O interior tem acabamento em couro creme, caramelo, marrom ou preto. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, é personalizável e traz as principais informações do veículo. Os bancos dianteiro têm ajustes elétricos, o ar-condicionado digital é de duas zonas, além de seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect conta tela de nove polegadas sensível ao toque e que reúne os principais comandos do V60. Também traz navegação, sistema de som e interação com os sistemas Android Auto e Apple Carpley.
O Volvo On Call oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto. Também permite ao condutor, por aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, acionar as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
A station tem três configurações de condução pré-estabelecidas ou personalizada pelo condutor e que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção: Eco – economia, Confort – conforto no uso diário, Dynamic – condução mais esportiva, Individual - customizada.
O motor T5 Drive-E 2.0, turbo e injeção direta de gasolina, gera 254 cv e força (torque) de 35 kgfm e atua com a transmissão automática de oito velocidades. A suspensão dianteira conta com duplo triangulo e a traseira é do tipo integral link.
O V60 conta com controles de estabilidade e tração, eletrônico de velocidade adaptativo, mitigação de pista oposta e pilot assist. Também sistemas de alerta de mudança de faixa, proteção em saída de estrada, monitoração da pressão dos pneus, entre outros.