Visual robusto, identidade visual da marca, rodas de 19 polegadas e forte caimento do teto, o Arkana é o destaque da Renault no Salão do Automóvel de Moscou aberto nesta quarta-feira (29). O cupê-crossover global da marca rodará na Rússia em 2010 e, no ano seguinte, deverá ser montado no Brasil.
Desenvolvido na Rússia para países emergentes, o Arkana será vendido no Brasil, China e Coréia do Sul, entre outros mercados. Aqui, concorrerá no segmento dos utilitários esportivos nacionais como o Jeep Compass, Honda HR-V.
O showcar mostrado em Moscou terá pequenas alterações até chegar à linha de montagem. Conforme a Renault, o cupê-crossover receberá modificações para atender às características locais dos diversos mercado em que será vendido. O interior ainda é mantido em segredo.
Montado sobre a plataforma BO+, derivada da BO, a mesma do Duster e do Captur, o capô alongado, cintura elevada e a linha do teto tipo cupê e traseira curta são valorizadas molduras laterais cromadas. Os faróis em forma de C são em full-LED separados pela grade cromada. Na traseira, as lanternas em LED com efeito 3D são ligadas por uma faixa luminosa na tampa do porta-malas. Os escapes são integradas a base do barra-choque.
Em 2017, a Renault vendeu quase 450 mil veículos na Rússia, quase um terço do mercado. A Rússia é o segundo mercado do grupo francês que pretende chegar à primeira posição no final da vigência do plano estratégico atual.
O Arkana terá posição de destaque no plano estratégico Drive the Future, do grupo Renault que pretende acelerar o ritmo de seu crescimento internacional, ampliando sua gama de produtos para aumentar o volume de vendas para 5 milhões de unidades até 2022.