O lançamento de novos modelos acompanha a recuperação do mercado de motocicletas. A Honda apresentou no começo da semana, em Porto Alegre, quatro novos produtos. A CBR 1000 R Fireblade chega nas versões de passeio e competição. O scooter aventureiro X- ADV estreia no mercado brasileiro enquanto o SH300i tem nova opção de cor.
O gerente de Relações Públicas da Honda, Marcel Dellabarba, destaca que o mercado de motos mostra sinais de recuperação e neste ano deverá crescer cerca de 7% como ocorreu em 2017. Apesar da evolução lembra que as vendas estimadas em 800 mil unidades serão menos da metade dos dois milhões de 2011. As novidades e a queda das taxas de juros são importantes para os consumidores de motos e ajudam no segmento de baixa cilindrada. O executivo lembra que os scooters ganham espaço pela mobilidade que oferecem nas cidades como alternativa ao transporte público.
Atualização no grafismo das carenagens reforçando a esportividade, redução no peso, motor mais potente e avançados recursos eletrônicos são os destaques da nova geração da Honda CBR 1000RR Fireblade 2018. A moto ficou 15 quilos mais leve e o propulsor ganhou 11 cv em relação ao modelo anterior. A Honda revela que 90% dos componentes são novos, inclusive os conjuntos ciclísticos e mecânicos derivados da RC 213V-S, versão de rua da RC 213 utilizado na categoria MotoGP.
As duas versões disponíveis no mercado brasileiro - CBR 1000 RR Fireblade e CBR 1000 RR Fireblade SP - são diferenciadas por componentes na estrutura ciclística e mecânica. Inspiradas nas pistas, completam 25 anos. A nova geração foi desenvolvida para oferecer pilotagem com segurança, prazer e domínio do piloto sob a máquina. A redução de peso incluiu itens como parafusos, arruelas e pequenas peças plásticas. Na CBR 1000RR Fireblade SP, o escape e tanque de combustível são em titânio, composto mais leve e resistente.
O design da CBR 1000RR valorizou o visual esportivo, que remete aos modelos de competição, e privilegiou o menor arrasto aerodinâmico e a maior proteção contra o vento, dentro de três premissas. Menor peso, mais potência e controle total. As carenagens ficaram menores, mais justas e mais compactas. Também foi melhorada a refrigeração do motor e mais entrada de ar nos dutos dos radiadores, nas laterais dos faróis e lanternas.
O visual da CBR 1000RR Fireblade ficou mais agressivo e esportivo com linhas linhas limpas e retas que convergem na dianteira da moto como a ponta de uma flecha. A rabeta elevada e o assento em dois níveis, com altura de 832mm (834mm SP) transmitem o DNA esportivo.
A nova geração traz recursos como uma unidade de medição de inércia (IMU) de cinco eixos que analisa a moto em todos os planos e comanda o sistema TCS de controle de torque regulável (HSTC). Garante precisão a tração enviada à roda traseira, por meio da ECU do sistema de injeção e do acelerador eletrônico. Os freios ABS tem controle de elevação da roda traseira e o modo de condução libera potência adequada por meio da resposta ao acelerador garantindo o controle em situações adversas.
O quadro de instrumentos digital (LCD) conta com hodômetro total e parcial, consumo médio e instantâneo, velocímetro, tacômetro, luzes de alerta e de avisos. O visor LCD mostra informações dos parâmetros eletrônicos de assistência que são ajustáveis com o gosto e tipo de uso do condutor. A adequação do quadro à luz ambiente é automática.
Uma central eletrônica ajusta parâmetros de potência do motor, controle do torque e o controle do freio-motor. A função Mode permite selecionar cinco modos de pilotagem. Os três primeiros - Street (Modo 3), pilotagem mais suave e conforto; Winding (Modo 2), pilotagem mais esportiva e equilibrada; e Track (Modo 1), força e desempenho e também pode ser desligado.
Os modos 4 e 5 permitem personalizar determinadas configurações e os parâmetros podem ser gravados na memoria. São cinco para potência e nove para força (torque). Na Fireblade SP ainda é possível configurar a suspensão semiativa em seis níveis de ajuste e o freio-motor em três. Todas as informações do modo de condução são mostradas no quadro de instrumentos.
A alta tecnologia da CBR 1000 RR integrou seus componentes e as medições dinâmicas. Nas configurações mais automatizadas. A unidade de medição de inércia (IMU) trabalha com o controle de tração (HSTC), módulo ABS e sensores nas rodas dianteira e traseira. Os recursos integrados, dependendo o modo de condução, impedem que a aceleração tire a roda da frente do solo, ou faça a roda traseira escorregar em saídas ou entradas de curvas. Nas retomada de velocidade ou frenagens bruscas, a correção é instantânea e automática.
A nova CBR 1000RR pesa 196 quilos (195 quilos na versão SP). O quadro em alumínio tipo Diamond de dupla trave foi remodelado e teve peso reduzido. Na suspensão dianteira, o garfo telescópico do tipo invertido de 43 mm de diâmetro permite ajustes na pré-carga da mola e curso de 120 mm. Na traseira, a suspensão tem curso de 62 mm e conta com amortecedor Showa ajustável.
Os freios ABS de disco duplo na frente e simples atrás são Brembo (modelo SP) e Tokico (Standard). Na dianteira, as pinças são fixadas de forma radial. O amortecedor de direção eletrônico Honda (HESD) reforça a estabilidade e suavidade. As rodas de cinco raios trazem pneus do tipo 120/70 R17 na frente e 190/50 R17 atrás.
A versão SP conta com suspensões exclusivas e desenvolvidas com a Öhlins. O sistema e os modos de condução são ajustados eletronicamente em todos os seus níveis, no painel da motocicleta. São seis níveis de ajustes da suspensão, sendo três manuais e outros três automáticos.
O motor de quarto cilindros em linha, 999,8 centímetros cúbicos, injeção eletrônica, a gasolina conta com acelerador eletrônico. São 192 cv (11 a mais sobre o anterior) a 13.000 rpm e força (torque) de 11,82 kgfm a 11.000 rpm. Redesenhado, o peso foi reduzido em dois quilos. A taxa de compressão aumentou de 12,3:1 para 13:1.
A bateria da Fireblade SP é de Li-On. A transmissão conta com sistema que permite subir ou descer marchas mais rápidas, sem necessidade de acionamento no manete da embreagem.O tanque e o escape são em titânio. A transmissão de seis velocidades recebeu nova embreagem.
CBR 1000RR Fireblade, disponivel na cor vermelha, tem preço sugerido de R$ 69.900.
CBR 1000RR Fireblade SP, nas cores azul, branca e Vermelha, custa R$ 79.900.
Preços com base no Estado de São Paulo, sem despesas de frete e seguro.
Importada do Japão, a nova CBR1000RR Fireblade tem três anos de garantia e o Honda Assistance 24h, com assistência durante todo o período de vigência da garantia em todo território brasileiro, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.