O programa de desenvolvimento de veículos sem motorista - condução autônoma - nos ambientes urbanos avançará com a primeira frota de testes da Bosch e Daimler. As alemãs anunciaram programa conjunto de desenvolvimento e pesquisa que será decisivo para a produção futura de carros que dispensarão o motorista. As experiências que realizam terá nova etapa na Califórnia, nos Estados Unidos. No segundo semestre de 2019, a Bosch e a Daimler oferecerão um serviço de transporte com veículos automatizados em rotas selecionadas na região do Vale do Silício.
A frota de testes e serviços de mobilidade baseado em aplicativo será operado pela Daimler Mobility Services. O projeto piloto demonstrará como compartilhamento de veículos (Car2Go), transporte privado (myTaxi) e plataformas multimodais (Moovel) podem ser conectados de forma inteligente para moldar o futuro da mobilidade. A norte-americana Nvidia fornecerá a plataforma de inteligência artificial como parte de sua rede de unidades de controle.
As gigantes alemãs ressaltaram que para a condução totalmente autônoma em ambiente urbano se torne realidade é indispensável o reconhecimento confiável e integral dos entornos do veículo com o auxílio de vários sensores. Os dados recebidos terão que ser avaliados, interpretados e traduzidos em comandos de direção em tempo muito curto, o que exige enorme poder computacional.
O sistema de condução autônoma da Bosch e Daimler contará com rede de controles integrada por diversas unidades individuais que reúne e avalia em fração de milissegundos os dados de sensores de radar, ultrassom, vídeo e tecnologias LiDAR e planeja os movimentos do veículo. Os executivos responsáveis pelo programa de condução autônoma das duas empresas enfatizaram que a segurança da operação norteará os testes e todo o desenvolvimento do sistema.
“A segurança é nossa maior prioridade, um tema constante em todos os estágios de desenvolvimento antes do início da produção em série. Em caso de dúvida, a precaução vem antes da velocidade”