A elegância de um cupê de luxo com a versatilidade de um generoso utilitário esportivo, o Q8 traz a nova identidade visual da Audi. O SUV cupê conta com motor turbodiesel de 290 cv, câmbio automático de nove velocidades, tração integral quattro e novos recursos de condução semi-autônoma. Além do espaço interno para até sete lugar, o SUV que será produzido na Eslováquia, terá espaço no porta-malas de 606 litros a 1.755 litros com os bancos rebatidos.
Robusta grade hexagonal com seis hastes cromadas, faróis integrados em LED (opcionais com tecnologia HD Matrix LED), iluminação diurna com assinatura tridimensional, spoiler e entradas de ar no para-choque marcam o o visual do Q8.
O teto inclinado tem caimento suave e barras longitudinais. As rodas são 22 polegadas. Na traseira, barra em LED liga as lanternas também em LED, spoiler e difusor de ar.
Com 4,99 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,71 m de altura, o Q8 tem quase 3 m de distância entre eixos. O utilitário esportivo cupê, como é definido pela Audi, é mais curto e mais baixo que o irmão Q7.
O interior do Q8 remete ao irmão sedã A8. O quadro de instrumentos digital com tela de alta resolução com 12,3 polegadas mostra diversas informações. No console estão outras duas telas sensíveis ao toque, a da central multimídia de 10,1 polegadas, e a de 8,6 polegadas dos controles do GPS e do ar-condicionado . O head-up display também projeta informações no para-brisa, incluindo do sistema de navegação.
Direção progressiva, entre os opcionais do Q8, está as quatro rodas direcionais. O sistema gira as rodas traseiras em até 5 graus na direção contrária da curva em baixas velocidades para aumentar a agilidade e na direção da curva em velocidades mais altas para melhorar a estabilidade.
A suspensão com controle de amortecedor é de série. Como opcional, o Q8 pode ser equipado com suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado e configurações conforto ou esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros.
O motor do Q8 é um V6 3.0 TDI (turbodiesel) de 290 cv e força (torque) de 61,2 kgfm combinado com o câmbio automático Tiptronic de oito velocidades e tração integral quattro. Com tecnologia híbrida leve, a rede elétrica de 40 volts, a bateria de íon-lítio e o gerador, que atua como alternador, permite ao utilitário esportivo rodar com o motor desligado em velocidades de até 160 km/h e recupere até 12 kilowatts nas desacelerações para redução do consumo de combustível.
O conjunto propulsor, conforme a Audi, leva o Q8 de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e a velocidade máxima de 231 km/h.
A família Q8 deverá crescer com duas novas versões uma com motor 3.0 turbodiesel de 234 cv e outro 3.0 turbo a gasolina de 344 cv.