A linha X, responsável por cerca de 55% das vendas da BMW no Brasil, foi reforçada pela chegada de duas novas opções. Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em setembro do ano passado, o X3 desembarcou nas concessionárias da marca alemã nesta quarta-feira (7). O BMW X3 xDrive30i X Line tem preço sugerido de R$ 309.950, e BMW X3 M40i, a partir de R$ 397.950.
A pré-venda da terceira geração do SAV (utilitário de atividade esportiva) começou em janeiro, através da internet e, nesta semana, a venda nos concessionários (Iesa, no Estado). Com avançados recursos eletrônicos como as tecnologias de condução semiautônoma derivadas dos BMW Série 5 e BMW Série 7, o X3 reforçará as opções dos veículos premium da montadora alemã.
Por fora, a nova geração do X3 é valoriza como integrante da Família X pela identidade visual da marca alemã. A grade cromada em formato de duplo rim cresceu, remete aos BMW maiores. Separa os faróis de Full LED com desenho interno hexagonal de efeito tridimensional e a iluminação diurna também em LED. Redesenhado, com amplas entradas de ar nas partes laterais inferiores, o para-choque deixou o conjunto mais robusto, dinâmico e envolvente.
A linha da cintura alta e as aberturas das saídas de ar instaladas próximo às rodas dianteiras valorizam as laterais e a esportividade do SAV.
O para-choques, também redesenhado, com duas saídas de escapamento independentes nas extremidades destacam a traseira. Também valorizada pelas lanternas horizontalizadas e pelo spoiler na parte superior da tampa do porta-malas .
O uso de materiais de qualidade no acabamento, como alumínio acetinado e fibra de carbono, painel de instrumentos e topo das portas, valorizam o interior. O quadro de instrumentos conta com display digital multifuncional de 12,3 polegadas. O ar-condicionado automático digital te, três zonas de controle e a central multimídia tem tela 10,2 polegadas sensível ao toque e por comando de voz.
O Head-Up Display, os bancos dianteiros esportivos com ajuste lombar e os assentos traseiros tripartidos, o sistema de som Harman Kardon, o teto solar panorâmico e a abertura e o fechamento das portas por aproximação, seis airbags e monitoração dos pneus, entre outros detalhes, completam o interior.
Montado sobre nova arquitetura, o X3 ficou até 55 quilos mais leve em relação ao anterior pelo uso de matérias mais leves e de alta resistência como aços especiais e fibra de carbono. O SAV na versão X-Line tem 4,716 metros de comprimento e altura de 1,891 m. O M401 tem comprimento de 4,708 m e altura de 1,897. São comuns a largura de 1,676 m, a distância entre-eixos de 2,864 m . O porta-malas leva 450 litros, permite diversas combinações dos assentos, e pode chegar a 1.600 com os bancos traseiros rebatidos.
O motor de quatro cilindros em linha, 1.998 centímetros cúbicos e 252 cv e força (torque) de 350 Nm equipa o XLine. Já o M40i traz o M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 centímetros cúbicos de 360 cv e força 500 Nm. Os propulsores atuam com o câmbio automático oito velocidades, com troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante, e tração integral BMW xDrive.
O X Line acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega a velocidade máxima de 240 km/h. O M40i faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos atinge 250 km/h.
O X3 conta com avançados recursos como o Driving Assistant , sistema de condução inteligente para situações de congestionamentos ou longas viagens, prevenção de colisão traseira, alertas de tráfego cruzado, de aproximação lateral e de saída de faixa. O Parking Assistant auxilia estacionar com câmeras e sensores.
O SAV traz ainda o Sistema de Navegação Professional com tela sensível ao toque e o ConnectedDrive acessível por um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet.