Um carro de passeio robusto e potente com condições de enfrentar qualquer terreno, os utilitários esportivos estão em alta acompanhando o crescimento do mercado norte-americano.
Abalado pela crise da bolha imobiliária de 2008, a recuperação do setor automotivo foi mais rápida do que o previsto, o que beneficiou o segmento de utilitários esportivo, o segundo mais importante na América do Norte. O North American Auto Show 2018, o Salão do Automóvel de Detroit, mostra que os jipes estão de volta.
Ao contrário do segmento de picapes, dominado pelas três grandes montadoras locais – General Motors, Ford e a RAM (marca da ítalo-americana Fiat Chrysler), os fabricantes estrangeiros tem presença marcante entre os utilitários esportivos.
Do Ford Edge, o utilitário mais vendido nos Estados Unidos, ao Lamborghine Urus, os estandes do Cobo Center mostram modelos dos mais diversos tamanhos e marcadas. O Edge e o EcoSport dividem o espaço da Ford com picapes e automóveis. A Lincoln conta com estande próprio.
O novo Edge , conta com motor 2.0 de 250 cv. Na versão topo de linha, a ST, o V6 de 2.7 twin-turbo de 335 cv atua com câmbio automático de oito velocidades e tração nas quatro rodas. O SUV médio traz com novos recursos eletrônicos de conforto e segurança.
A Acura, a marca de luxo da Honda, mostra novo prototipo do RDX, o primeiro projetado nos EUA. Maior em relação ao modelo atual, trará um novo motor turbo 2.0 conjugado com câmbio automática de dez velocidades. No interior, destaque para central multimídia com tela digital de 10,2 polegadas.
Rejuvenescida, a nova Cherokee é destaque da Jeep no Cobo Center. O visual lembra o Compass com destaque para o para-choque que valoriza a robustez, e o conjunto óptico com faróis em LED.
Na traseira, as lanternas em LED foram reposicionadas. A Cherokee 2019 terá três opções de motores: 2.4 Tigershark, de 180 cv, 2.0 turbo de 270 cv e o Pentastar V6 3.0 de 271 cv.
A alemã BMW está presente com o novo X2, modelo intermediário entre o compacto X1 compacto e o médio X3. O X2 na versão equipada com motor 2.0 turbo de 192 cv chegará ao mercado brasileiro nos próximos meses.
O Classe G é um dos destaques da Mercedes-Benz. Além da atualização visual, como faróis em LED, o robusto jipe ficou maior na linha 2019.
Também recebeu aperfeiçoamentos na suspensão e conjunto propulsor. O Classe G conta com um V8 4.0 de 416 cv e câmbio automático de oito velocidades.
O Lamborghini Urus traz sob o capô uma usina de força V8 6.5 biturbo de 660 cv e força (torque) de 86,6 mkgf distribuídos pela transmissão automática de oito velocidades. O Urus acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega a velocidade máxima de 305 km/h.
Veja mais fotos de utilitários esportivos no Salão de Detroit 2018
Viagem a convite da Ford Brasil e América do SUl