Com PRISCILA NUNES/ Especial
O visual marcante, o interior mais sofisticado e novos recursos eletrônicos identificam a segunda geração do Audi A5. Nas ruas, o Sportback alemão chama a atenção pela elegância, nas estradas, pelo desempenho. No interior, sobra luxo, sofisticação e espaço para o condutor e acompanhantes. Para completar, o ótimo desempenho do conjunto propulsor, o 2.0 TFSI combinado com o câmbio S-Tronic de sete velocidades e a tração integral quattro. O modelo avaliado, o A5 Ambition Plus com o kit esportivo S Line custa R$268.990.
A sofisticação, a potência e o desempenho do A5 impressionaram jornalista Priscila Nunes que já conduziu outros modelos do mesmo segmento. O Sportback como kit S Line foi perfeito nos 600 quilômetros que rodamos pelas ruas das cidades e pelas estradas gaúchas.
- A qualidade do carro, a suspensão e a força (torque) do motor surpreendem. É uma máquina prá ninguém botar defeito.
A editora digital e multimídia destacou a sofisticação interna, a eficiência do conjunto propulsor e o acerto da suspensão.
- Ótimo no asfalto regular, parece deslizar na estrada e até ignorou pequenas irregularidades do pavimento, principalmente nas ruas, como em Porto Alegre, ou ao transpor lombadas. Só achei que reverberou muito no paralelepípedo.
A nova carroceria mantem o estilo cupê quatro portas marcada por vincos e sem molduras nas janelas. Na frente, a grade ficou mais larga e baixa e os faróis, na versão avaliada, eram de LED.
Ampla terceira luz de freios na parte superior do para-brisa, lanternas também em LED e o pequeno defletor na tampa do porta-malas completam o visual de linhas limpas e vigorosas que mereceu elogios da jornalista, em diversos momentos questionada sobre as qualidades do A5.
O câmbio S-Tronic e a tração quatro distribuiram bem os 252 cv do motor. Apesar dos quase 1.700 quilos, o A5 teve aceleradas e retomadas rápidas de velocidade tanto no trânsito urbano quanto nas rodovias. Bem calibrada, a nova suspensão enfrentou com raça as ruas e estradas. Nem sempre em boas condições.
As suspensões dianteira e traseira do tipo multilink de cinco braços, os freios ABS e os controles de estabilidade e tração foram ajustadas às características esportivas do Sportback e melhoraram o comportamento, o conforto, a estabilidade e a segurança. Em especial nas curvas mais acentuadas dentro dos limites de velocidade. Segundo a Audi, a versão topo de linha do A5 acelera de 0 a 100 km/h em seis segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h.
Com 4,733 metros de comprimento, o A5 ganhou 2,1 centímetros a mais em relação ao modelo anterior, mas ficou menor 1 cm menor na largura - 1,843 m -, e 0,5 cm na altura - 1,386 m. A distância entre-eixos aumentou 1,1 cm e passou para 2,824 m, o que acrescentou 2,4 cm no espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 421 litros.
Por dentro, o A5 nos chamou atenção pelos novos volante e bancos redesenhados. O painel agora tem orientação horizontal em dois níveis. O quadro de instrumentos digital, o virtual cockpit, com tela de 12,3 polegadas , permitiu múltiplas configurações conforme nossa preferência. O head up display projeta informações no para-brisa e permitiu manter os olhos na estrada.
A central multimídia do sistema MMI plus de 8,3 polegadas sensível ao toque e por comando de voz permitiu navegação por GPS em 3D, incluindo a interatividade com o celular. O ar-condicionado de três zonas, permite temperatura individual para o banco traseiro. O Sportback avaliado contava ainda com câmera de ré, teto solar com acionamento elétrico e retrovisores rebatíveis, entre outros.
Os novos recursos eletrônicos do A5 auxiliaram a condução e aumentaram o conforto e a segurança nos impressionou.
Eu e Priscila testamos o assistente de congestionamentos, o ACC, que atua com radares, câmeras e sensores e mantém, de modo autônomo, o carro em movimento em situações de trânsito congestionado.
O sistema aumentou ou diminui a velocidade acompanhando os carros à frente na mesma faixa de rodagem até os 65 km/h. Ligamos o controlador eletrônico de velocidade, ajustamos a distância do carro à frente e acionamos o assistente de manutenção de faixa. A ação foi informada no quadro de instrumentos. Nos trechos congestionados da BR 290, a autoestrada Osório-Porto Alegre, por diversas vezes deixamos o comando para o ACC. O recurso alertou quando o condutor quando deveria repor as mãos no volante.
O A5 conta ainda com outros equipamentos que auxiliam a condução como sistema Pre Sense, que monitora o trânsito traseiro, aciona as luzes de alerta e prepara o veículo para o risco de colisão iminente. Também controlador eletrônico de velocidade adaptativo, sistema de manutenção de faixa, monitor de ponto cego para aproximação lateral, alerta de tráfego cruzado na traseira, em manobras de estacionamento.
Conclusão – A segunda geração do A5 evoluiu muito. Além do visual renovado e mais esportivo, o Sportback recebeu aperfeiçoamentos internos e recursos eletrônicos de direção semiautônoma que aumentam a segurança e fazem a diferença para quem está disposto pagar o custo da avançada tecnologia.