A nova Volkswagen avança no seu projeto de lançar 20 carros até 2020 e reconquistar a liderança do mercado brasileiro. Além do Virtus, previsto para janeiro, deverão chegar no próximo ano os utilitários esportivos Tiguan LVB e T-Cross, o híbrido Golf GTE e o elétrico e-Golf. A pré-apresentação mundial do Virtus, em São Paulo, contou com representantes do comando mundial do grupo alemão.
Como a nova geração do Polo, o Virtus foi projetado e será produzido no Brasil para a América do Sul. Montado sobre a plataforma modular global MQB, o sedã conta com avançados recursos eletrônicos de conforto, segurança e apoio à condução.
O Virtus será o primeiro carro fabricado no país com tecnologia de inteligência artificial. O recurso, que utiliza a plataforma Watson, da IBM, conversará com o condutor sobre dados do Manual do Proprietários e possíveis problemas.
O novo sedã será produzido na fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e compartilha com o Polo conceitos visuais, o conjunto propulsor e componentes. A frente e o interior remetem ao hatch com detalhes característicos de cada versão.
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A frente é semelhante a do irmão recém lançado repetindo os faróis e lanternas separados pela grade e o capô arredondado marcados por vincos que também envolvem as laterais.
O terceiro volume acompanha as linhas fluidas. A traseira valoriza o desenho horizontal com lanternas em 3D que avançam nas laterais e na tampa do porta-malas. O visual dinâmico é completado pelo para-choque com friso cromado na parte inferior.
O conjunto propulsor do Virtus será o mesmo do Polo. O 1.6 MSI de 110 cv e força de 15,8 kgfm (gasolina) a 117 cv e 16,5 kgfm (etanol) que atuará com a transmissão manual de cinco marchas, e o motor de três cilindros turbo 1.0 TSI de 116 cv (gasolina) a 128 cv (etanol) com força de 20,4 kgfm e câmbio automático Tiptronic de seis velocidades.
O Virtus deverá chegar a velocidade máxima em torno dos 190 km/h. Conforme a versão, terá rodas de 15, 16 e 17 polegadas com pneus 195/65 R5, 205/55 R16 e205/50 R17.
O sedã terá 4,482 metros de comprimento, 42,5 centímetros a mais em relação ao Polo. A largura será a mesma do hatch - 1,751 m, enquanto a distância entreeixos aumentará 8,5 cm passando para 2,65 m. O porta-malas terá capacidade para 521 litros.
O Virtus terá acabamento semelhante ao do Polo e com detalhes específicos para cada versão. O painel traz módulos horizontais e interação entre o Active Info Display e os sistemas de informação e entretenimento. Central multimídia com tela sensível ao toque Composition Touch com App Connect com leitores de cartão de memória, CD e MP3, conectividade Mirror Link, entradas USB e auxiliar, saídas de ar e USB para o banco traseiro.
Na versão topo de linha terá como opcional o quadro de instrumentos digital Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, e o sistema multimídia Discover Media com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, GPS, App-Conect com interatividade com o Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e sensor de aproximação, entre outros.
O Virtus contará com controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial e monitoramento da pressão dos pneus, entre itens de série e opcional conforme a versão.
O novo sedã Volkswagen será o primeiro automóvel fabricado no Brasil com o “manual cognitivo” – que usa o IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. O sistema interagirá com o condutor e eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas pelo assistente inteligente, de forma simples e rápida.
O aplicativo Meu Volkswagen responderá questões em português e espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de informação e entretenimento Discover Media de 8 polegadas e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações. Todo o conteúdo impresso continua a ser oferecido.
Como os sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando).
Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”
Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar.”
[É exibido o botão de câmera]
[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]
Resposta: “Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para verificar esse problema assim que possível.”
A montadora garante que o cliente nunca fica sem resposta. Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil.
Viagem a convite da Volkswagen