Priscila Nunes
O protótipo do caminhão leve 100% elétrico e-Delivery foi apresentado pelo comando da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com produção em série prevista para 2020, o caminhãozinho teve espaço especial na abertura do 35° Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2017, realizada nesta segunda-feira (13) na sede da Fiergs.
Logo na entrada avistamos o e-Delivery estrategicamente exposto do lado de fora do pavilhão de exposição da entidade da indústria gaúcha. Desenvolvido no Brasil, o primeiro caminhão elétrico nacional tem autonomia de 200 quilômetros e, no começo de 2018, um protótipo integrará a frota da Ambev para entregas nas ruas de São Paulo.
O e-Delivery foi apresentado pelos presidente e CEO mundial do Grupo VW Truck & Bus, Andreas Renschler, e da MAN Latin America, Roberto Cortes. “Apresentar o e-Delivery no Encontro Brasil-Alemanha é muito representativo, mostra a parceria próspera entre os países e o nosso alinhamento com o Grupo VW Trck & Bus no compromisso de inaugurar uma nova era da indústria de transportes, primando pela inovação e pela sustentabilidade mundial”, ressaltou Cortes.
Lançado no Innovation Day, na Alemanha, em outubro passado e logo depois na Fenatran, em São Paulo, os gaúchos estão entre os primeiros que conheceram o protótipo do caminhão elétrico.
“O Brasil é um país continental, que mostra dia a dia a força de sua economia e seu poder de inovação. Uma prova disso é o e-Delivery, um projeto sustentável, totalmente brasileiro e que vem conquistando espaço mundialmente”, comentou Renschler.
Com tecnologia sob medida para as tendências da indústria automotiva, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes, entre os quais, o de recuperação de energia da frenagem com o conceito Kers. A autonomia poder chegar a 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.
Equipado com motor elétrico WEG AL160 de 80 kW (109 cv) de potência e força (torque) máxima de 493 Nm que atua em conjunto com a transmissão automática Allison, conta com bancos de bateria de íon-lítio LiFeP04. Tudo isso com emissão zero e nível de ruído baixo que melhoram o conforto no transporte urbano de mercadorias.
O sistema de frenagem regenerativa do e-Delivery atua como gerador nas desacelerações em três estágios que podem ser configurados pelo condutor considerando as condições de carga ou sua preferência. O sistema Eco-Drive Mode controla o consumo de energia ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a necessidade da operação.
Alinhada à realidade do mercado, a bateria tem duas opções de recarga. Uma permite 30% da carga em apenas 15 minutos, a outra, atinge a carga máxima em três horas. O sistema do tipo plug-in tem operação simples e permite a recarga em tomadas comuns. A produção em série do VW e-Delivery deverá ocorrer em 2020 nos modelos de 9 a 11 toneladas conforme a necessidade do cliente.
O 35° Encontro Econômico Brasil- Alemanha foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a entidade equivalente na Alemanha, a BDI. A agenda anual tem os dois países como anfitriões alternados.
Organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, a edição recém encerrada contou com mais de cem empresas expositoras e dois mil participantes que participaram de rodadas de negócios e fóruns temáticos, como por exemplo, o que colocou frente a frente convidados importantes e influentes dos segmentos de tecnologia e do mundo digital.