O furgão compacto Jumpy marca o retorno da Citroën ao segmento de utilitários leves no mercado brasileiro e chega com o desafio de repetir o sucesso europeu. Nas versões Furgão e Furgão Pack, conta com motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDI de cv 115 cv e força (torque) de 30 kgfm , transmissão manual de seis marchas, direção eletro-hidráulica, bem completo e diversos recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumentam a segurança. Com três anos de garantia, a Citroën aposta no atendimento personalizado para o sucesso do furgão compacto e oferece plano de serviços de pós-venda. A versão van de passageiros ainda não tem data para chegar. O Citroën Jumpy custa R$ 79.990, na versão Furgão, e R$ 91.990,na Furgão Pack.
Montado sobre plataforma modular EMP2, da PSA, de tração dianteira, a mesma utilizada para os carros de passeio do grupo francês como os atuais Peugeot 308 e Citroën C4 Picasso. Reforçadas, as suspensões independentes, dianteira tipo pseudo McPherson, e traseira com braço triangular, são específicas e adequadas às irregularidades das ruas e estradas brasileiras como lombadas, valetas e buracos. O Jumpy conta com freios ABS, duplo airbag, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e limitado e regulador de velocidade e alerta de fadiga.
Com 5,30 metros de comprimento, 2,20 m de largura, 1,93 m de altura e 2,27 m de entre-eixos tem tamanho próximo de picapes como a Chevrolet S10, a Ford Ranger e a Toyota Hilux. A montadora destaca a facilidade do veículo para rodar na cidade e que a altura permite acesso a estacionamento e garagens subterrâneas. Carga util de 1.500 quilos e peso bruto total (PBT) de 3.200 quilo, os 6,1 metros cúbicos do compartimento de carga pode chegar a 6,6 metros cúbicos com o Moduwork, sistema opcional que levanta o banco dos passageiros e permite levar objetos de 4 m de comprimento. As portas traseiras tem abertura de até 180º e a lateral deslizante facilita o acesso de carga.
O design do Jumpy remete aos veículos de passeio e utilitários esportivos Citroën. Linhas fluidas, capô curto, a grade dianteira com a assinatura da marca separa os faróis largos. O para-choque traz integradas as entrada de ar pretas e as luzes diurnas (DRL). Na lateral conta com porta corrediça e as portas traseiras tem abertura até 180º.
Com espaço para o motorista e dois acompanhantes, o interior remete ao de veículos de passeio como regulagem de altura e profundidade do volante, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, retrovisores externos com comando elétrico. Além de diversos porta-objetos com volume de 60 litros, o Jumpy conta com mesa-escrivaninha embutida no banco central.
Preços e versões
Furgão – R$ 79.990
Direção eletro-hidráulica, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, controles eletrônico de velocidade e de estabilidade, rádio com MP3, assistente de partida em rampas, vidros e travas elétricas, roda de aço, pneus 215/65 R16, luzes diurnas e separador de carga.
Pack – R$ 91.990
Acrescenta ar-condicionado, vidros com função one touch, retrovisores elétricos, tomada 12V para o compartimento de carga, travamento seletivo do compartimento de carga, sistema Moduwork, que permite levantar o assento do passageiro para prolongar o comprimento de carregamento em 1,16 metro, apoio de braço central com mesinha giratória, rede anti-deslizamento e faróis de neblina.
Montado pela Nordex, no Uruguai, o Jumpy conta com o Compromisso Citroën Pro, programa de pós-venda, que prioriza os utilitários da marca. Todas as revisões têm preço fixo e são feitas com agendamento prioritário no mesmo dia – se não for cumprida, a revisão seguinte é gratuita. E, se por algum motivo o carro tiver que ficar parado por mais do que quatro dias, o proprietário receberá um veículo reserva.
Com três anos de garantia ou 100.000 quilômetros e mais oito anos de assistência 24 horas com reboque gratuito. A revisão custa R$ 846 para os 20 mil km e 40 mil km, sobe para R$ 862, na de 60 mil km, R$ 1.271, nos 80 mil km e R$ 862, nos 100 mil km.