Com Priscila Nunes/Especial
Os aperfeiçoamentos alinharam a frente do Fit 2018 à identidade visual da marca, aumentaram o conforto com a nova central multimídia e reforçaram a segurança pela introdução dos controles eletrônicos de tração e estabilidade e do assistente de partida em rampa. Também o câmbio CVT e a direção elétrica foram aperfeiçoados. O Honda Fit 2018 custa de R$ 58.700, na versão DX MT, a R$ 80.900, na topo de linha EXL CVT.
Grade frontal redesenhada, para-choques encorpados, faróis, luzes diurnas e lanternas em LED, rodas de liga leve de 15 ou 16 polegadas são os principais aperfeiçoamentos do externos do Fit 2018 conforme a versão. No interior, ar-condicionado automático digital, airbags laterais e de cortina, central multimídia com tela de sete polegadas e GPS interativa com Android Auto e Apple CarPlay.
As luzes diurnas de LED posicionadas na parte inferior do para-choque são acessórios da versão DX, opção na LX, de série na EX e EXL, sendo na topo de linha integradas aos faróis também em LED. As novas lanternas traseiras em LED invadem a tampa do porta-malas e incluem sinalização de emergência em freadas bruscas. Os freios ABS contam com assistente de freios (BA) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Entre os recursos eletrônicos, são de série controles eletrônicos de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
O ar-condicionado automático digital, airbags laterais e de cortina, central multimídia com tela de sete polegadas interativa com Androud Auto e Apple CarPlay, GPS e câmera de ré.
O motor i-VTEC Flex One de 115 cv e força (torque) de 15,2 kgfm (gasolina) até 116 cv e força de 15,3 kgfm (etanol) atua com as transmissões manual de cinco marchas, na versão DX, ou automática continuo variável (CVT) que simula sete velocidades virtuais com troca sequencial de marchas por borboletas no volante nas EX e EXL.
Aperfeiçoada, a direção elétrica adaptativa auxilia o controle da condução em situações de baixa aderência ou em curvas, e atua de maneira ativa no controle do veículo. Todas as versões trazem cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.
O Fit 2018 traz uma nova versão com câmbio CVT: a Personal, com isenção de impostos para pessoas com restrição de mobilidade (PCD) que tem como opcionais - câmera de ré, sistema de som e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Depois de fazer a apresentação do Fit 2018 pela internet, no final de setembro, a Honda promoveu nesta semana test-drives nas principais capitais. Com um Fit ELX percorremos cerca de 100 quilômetros pelas ruas de Porto Alegre, BR/116 e Rodovia do Parque.
O volante multifuncional facilitou a condução na cidade e, em especial, nas manobras de estacionamento. Na estrada garantiu perfeito domínio do carro. A jornalista Priscila Nunes destacou a visibilidade do quadro de instrumentos e a facilidade de acionar os comandos bem localizados do ar-condicionado e da central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque.
Priscila gostou da dirigibilidade na cidade onde as dimensões compactas facilitaram encontrar vaga e a câmera de ré auxilia estacionar em espaço reduzido. No trânsito urbano o conjunto propulsor atendeu as necessidades do utilitário esportivo. O câmbio continuo variável (CVT) distribuiu bem os 115 cv e a força (torque) de 15,2 kgfm motor 1.5 16V alimentado com gasolina.
Os novos controles de estabilidade e tração melhoraram o comportamento do Fit na estrada, onde o condutor precisa de atenção nas retomadas de velocidade para ultrapassagens seguras. A suspensão do Fit absorveu as irregularidades do pavimento. Um pouco mais dura em relação à do irmão WR-V, sentimos saudade do utilitário esportivo.
Eu a Priscila comparamos o Fit com o WR-V que testamos recentemente. O WR-V rodou com melhor conforto do que seu irmão tanto na cidade quanto na estrada. Mais alta e macia, a suspensão do crossover enfrentou melhor condições adversas como as junções no asfalto da Rodovia do Parque. Também o pavimento deteriorado, buracos e lombadas nas ruas da capital, sem comprometer o conforto, o desempenho e estabilidade.
Versões e preços
Honda Fit 2018
DX - R$ 58.700
Direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco revestidos em tecido, o do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, comandos elétricos de vidros, travas das portas e retrovisores, sistema de som, Bluetooth, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Personal CVT - R$ 68.700
Câmbio automático, controle eletrônico de velocidade, rodas rodas de aço de 15 polegadas.
Opcionais - câmera de ré, sistema de som e rodas de liga leve de 15 polegadas.
LX CVT - R$ 70.100
Acrescenta a DX, câmbio automático, volante multifuncional, bancos modulares, acabamento interno com detalhes na cor prata e faróis de neblina.
EX CVT - R$ 75.600
Soma iluminação diurna em LED (DRL), ar-condicionado digital automático, painel Bluemeter, central multimídia com leitor de CD e tela de cinco polegadas, câmera de ré, controlador eletrônico de velocidade, vidros com função um toque, repetidores de setas nos retrovisores, airbags laterais, borboletas para troca de marcha no volante, vidros elétricos com função um toque e rodas de liga leve de 16 polegadas.
EXL CVT - R$ 80.900
Inclui bancos de couro, central multimídia com tela de sete polegadas interativa com Android Auto e Apple CarPlay, airbags de cortina e faróis de LED.
* Valores adicionais para pintura metálica - R$ 990, e especial - R$ 1.290.