Com Priscila Nunes
O novo conjunto propulsor faz a diferença e o Sandero Expression 1.0 SCe surpreende pelo comportamento nas ruas e nas estradas. Sem modificações visuais, amplo espaço interno, acabamento despojado, o modelo 2017, além do novo motor de três cilindros, traz inovações como a direção eletro-hidráulica, câmbio acionado por cabo e o sistema stop/start. Nos 750 quilômetros rodados na cidade e rodovias, a versão intermediária do modelo 1.0 SCe 16V consumiu cerca de 55 litros de gasolina e média geral de 13,6 km/l. O Reanault Expression 1.0 SCe custa R$ 46.450.
O desempenho do novo conjunto propulsor é bom para um hatch compacto familiar. O 1.0 SCe 16V do Sandero responde rápido ao acelerador e a potência é bem distribuída pelo câmbio manual de cinco marchas acionado por cabo. Basta pisar para o Expression mostrar sua agilidade, principalmente no trânsito urbano. As primeiras marchas curtas ajudam, a velocidade sobe rapidamente dando a sensação de um motor mais potente. As retomadas são imediatas, o que garante ultrapassagens mais seguras, mas com maior atenção do condutor. A troca de marchas tem engates justos e precisos. No anda e para, o start/stop colabora para a economia de combustível.
Embora típico carro urbano, o Expression 1.0 SCe encara tranquilo a estrada. A direção eletro-hidráulica ficou mais leve em relação à antiga hidráulica. Firme e precisa garante o domínio do carro, facilita manobras rápidas e o estacionamento. Com três passageiros, tanto na Estrada do Mar, quanto na BR/101 ou BR/290 (freeway) os 79 cv e força (torque) de 10,2 kgfm do 1.0 SCe abastecido com gasolina atenderam as necessidades do hatch. Silencioso até a velocidade de 90 km/h, a partir daí o ruído acompanha o aumento da rotação do motor. A suspensão firme a absorve as irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas. Dentro dos limites de velocidade permite encarar curvas mais forte sem comprometer a estabilidade. Os pneus 185/65 R15 ajudam o comportamento.
O 1.0 SCe privilegia a economia de combustível na cidade. No trânsito pesado, o Expression fez médias em torno de 12,7 km/l e nas perimetrais e radiais chegou aos 14,5 km/l. Já na estrada, em velocidades constantes, as médias ficaram de 15,3 km/l a 80 km/h a 14,3 km/l a 110 km/h, sempre com gasolina. Pela aferição do Inmetro, o Sandero Expression 1.0 SCe faz 14,2 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.
Com 4,060 metros de comprimento, 1,733 m de largura, 1,536 m de altura e distância entre-eixos de 2,59 m, sobra espaço para o condutor e acompanhante. Atrás, acomoda bem dois adultos e uma criança ou razoavelmente três adultos. O problema é a falta do cinto de três pontos e o apoio de cabeça no para o passageiro do acento do meio.
Interior despojado, bem completo, o modelo avaliado contava com diversos opcionais. A posição de elevada de conduzir facilita a visão externa. O volante tem apenas ajuste de altura, o que restringe o conforto pela posição nem sempre adequada de conduzir em viagens. Revestimento em plástico com detalhes cromados, a central central multimídia Media NAV tem tela sensível ao toque, GPS e sensores de estacionamento. Os vidros dianteiros e a trava das portas tem acionamento elétrico. O porta-malas leva 320 litros.
A jornalista Priscila Nunes, que também dirigiu o Sandero Expression 1.0 SCe, destaca o bom espaço interno, o porta-luvas generoso e número de porta-objetos espalhados pelo carro. Ela gostou da posição elevada de conduzir mas criticou a dificuldade de ajustes do banco e do volante, o que prejudica o conforto em viagens mais longas.
- O Expression 1.0 SCE é bom de dirigir na cidade, o motor responde bem e, comentei com o Gilberto o reduzido consumo de combustível. O quadro de instrumentos é simples e prático - .
Depois de conduzir o Expression 1.0 SCe e o Stepway, Priscila revelou sua preferencia pelo aventureiro urbano. "Chamou minha atenção a outra versão, o Sandero Stapway. Vejo nas ruas e gosto do visual. Esses dias um carro da cor vinho ficou estacionado na frente do meu condomínio e fiquei "namorando" a versão".
Conclusão: O novo conjunto propulsor é o ponto alto do Sandero Expression 1.0 SCe. Garante bom desempenho na cidade com baixo consumo e, na estrada, dentro das limitações do motor. O interior despojado é recompensado pelo generoso espaço para um hatch urbano de uso familiar e honesta relação custo/benefício.