Com Priscila Nunes
A cultura, as tradições e a força do campo reunidas num amplo espaço fazem da Expointer uma grande festa, principalmente para quem mora nos centros urbanos e pouco conhece da vida no campo. É o momento de conhecer a importância do setor rural para a economia gaúcha e brasileira. Com as mais diversas atrações, da exposição e desfiles de animais à compra de produtos orgânicos, máquinas agrícolas e veículos. A 40ª Expointer, que se encerra no próximo domingo, também é uma feira de automóveis que atrai as principais marcas do mercado automotivo
O Grupo Fiat Chrysler Automoveis (FCA) mostra a nova Toro Blackjack e pretende vender 200 carros Fiat e 50 Jeep. As características que diferenciam o mercado gaúcho são bem conhecidas pela Fiat. O diretor de Marketing e Comunicação da Fiat Chrysler América Latina, João Ciaco, destacada a importância do conhecimento do cliente, "mais conservador e exigente". Ao visitar a Expointer, acompanhado pelo diretor de Vendas Diretas, Fábio Meira, o executivo ressalta a importância do evento e do segmento rural para as marcas da FCA que contam com veículos adequados e atendem as aspirações do produtor rural como as picapes Strada e Toro e os utilitários esportivos Renegade e Compass.
Nos estandes da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, e na rede de concessionários, a Fiat e a Jeep oferecem condições especiais de preços e financiamento para o produtor rural. Como exemplo, Ciaco cita a Strada com desconto de até 23%. A picape compacta deverá representar cerca de 25% das vendas da marca italiana na Expointer.
Ciaco considera bom o comportamento do mercado brasileiro em relação a 2016. ”Estamos chegando as metas esperadas com perspectivas realistas, mas com muitas dificuldades”. Ele destaca o potencial do Brasil e dos países da América Latina como um todo, cada um com suas características, e cita como exemplo a forte participação na Argentina, que produzirá um novo modelo em 2018, e a abertura de um escritório da FCA no Chile.
Para Ciaco, o pior já passou, agora é o tempo da virada e o importante é ver a velocidade da retomada. É o momento de amadurecimento do mercado e também um novo momento da Fiat com avanço nos produtos, na tecnologia e nos processos de produção que começou com a Toro, passou pelo Mobi e pelo Argo e continuará nos novos veículos. Sobre o sucesso da Toro, a picape mais vendida no país, argumenta que ela criou um espaço e foi reconhecida pela facilidade no uso urbano em relação aos modelos médios, mas oferecendo a mesma satisfação dos modelos maiores.
O êxito da Fiat Toro também ocorreu com os Jeep, primeiro com Renegade, e depois com o Compass pelo posicionamento, preço certos, conforto, tecnologia e requinte. Sobre o, Compass, líder do seu segmento, que superou a expectativa, Ciaco destaca que o utilitário esportivo urbano é um Jeep brasileiro. Permitiu ao consumidor conhecer de perto a mítica marca e, seu sucesso reflete como uma companhia do grupo FCA.
A pintura preto brilhante e os detalhes escurecidos identificam a nova Toro Blackjack. Pela primeira vez na história da Fiat, um veículo usa o logotipo preto.
Baseada na versão Freedom, são exclusivos maçanetas e emblemas em preto e itens em preto brilhante. As rodas são cinza grafite. Bem equipada, os encostos dos bancos revestidos de couro trazem a identificação Blackjack. O motor é o 2.4 Tigerskark Flex de 186 cv e força (torque) de 24,9 kgfm que atua em conjunto com câmbio automático de nove marchas e tração dianteira.