Com Priscila Nunes
O visual esportivo com detalhes personalizados que chamam a atenção é o destaque do Onix Effect. A nova versão é a principal novidade do carro mais vendido no país na Linha 2018. Bem completo, sem modificações no conjunto propulsor – motor 1.4 e câmbio manual de seis marchas - o compacto Chevrolet foi sóbrio no consumo de combustível. Nos 800 quilômetros que percorremos, dos quais 500 na estrada, fez média geral de 14,8 km/l. O Chevrolet Onix Effect 2018 custa R$ 54.900.
Spoliers frontal e traseiro, saias laterais, teto em preto brilhante, faróis com máscara negra, auxiliares de neblina com moldura preta, iluminação diurna em LED, lanternas vermelho rubi e rodas de liga leve e 15 polegadas personalizam o Onix Efecct. O hatch traz ainda moldura da grade frontal, capa dos retrovisores também escurecidos, adesivos que remetem às corridas de veículos e o logotipo do modelo.
Por dentro, o acabamento escuro contrasta com os detalhes cromados e em vermelho acetinado nas molduras das saídas de ar do painel e no contorno dos aros do volante. O volante multifuncional de base reta é exclusivo e mais esportivo. Os bancos tem costuras vermelhas. O quadro de instrumentos tem grafismo próprio conta com computador de bordo, sensor de pressão dos pneus e indicador de marcha. Os comandos do ar ar-condicionado e da central multimídia, as maçanetas das portas e na manopla do câmbio são cromados.
Com 3,95 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1m48 m de altura e entreeixos de 2,53, o Effect tem bom espaço na frente e acomoda dois adultos e uma criança atrás.
Bem equipado, sem opcionais, a direção elétrica é precisa, e o ar-condicionado atende às necessidades do hatch. O banco do condutor com ajuste de altura permite boa posição para dirigir, principalmente na estrada. Os vidros dianteiros, retrovisores e travas das portas contam com comandos elétricos. O sensor de estacionamento entrar em vagas mais apertadas. A central multimida MyLink, interativa com smartphones os sistemas CarPlay e Android Auto, conta com tela sensível ao toque. O hatch conta ainda com o OnStar que nos ajudou na busca de serviços.
Os 98 cv e força de 13,0 kgfm do motor 1.4, com gasolina, são bem distribuídos pelo câmbio manual de seis marchas. Sem pretensões esportivas, o Effect foi ágil no trânsito urbano, com respostas rápidas. Na estrada, o hatch teve desempenho compatível com a limitação do propulsor. O câmbio manual de seis marchas e engates precisos facilita a condução no anda e para da cidade. O problema foi, na estrada, o condutor nem sempre lembrar da última marcha . O isolamento acústico é bom e, o nível de ruído, baixo, aumenta com a velocidade.
Na estrada o desempenho do Onix, se não é mais esportivo como a versão sugere, também não decepciona. Acelerações e retomadas rápidas de velocidade garantem ultrapassagens seguras. A suspensão bem calibrada absorveu irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas, mas sente o paralelepípedo. O Effect enfrentou curvas acentuadas na Serra entre Taquara e Gramado sem problemas, mas em determinadas situações, o condutor sente a falta dos controles de estabilidade e tração.
O consumo do Effect foi bom. Abastecido com gasolina, a média geral nos 800 quilômetros percorridos foi de 14,7 km/l. Na cidade, ficou entre 10,4 e 13,1 km/l. No percurso cidade/estrada, de 150 quilômetros entre Capão da Canoa e a Zona Sul de Porto Alegre ficou em ótimos 17,3 km/h. Na velocidade constante de 80 km/h, o hatch fez entre 14,3 km/l e 15,7 km/l. Números melhores do que os indicados pelo Inmetro de 12,5 km/l na cidade e 14,9 km/l em rodovias.
A jornalista Priscila Nunes considerou conduzir o Onix Effect uma mistura de modernidade e segurança.
- Conectamos o aplicativo Spotify do celular com a central multimídia do carro. Viajar pra Serra ficou mais divertido. A troca de músicas pelo volante expressa a praticidade da nova geração -.
Para Priscila, os detalhes em vermelho ao redor do ar-condicionado e do volante fazem toda a diferença no design. A direção com a base achatada dá um toque de esportividade e uma nova experiência dentro do veículo. Entre o Onix Effect e o Activ, tanto a Priscila quanto eu preferimos a versão aventureira urbana. O câmbio automático de seis velocidades do Activ garante melhor conforto ao dirigir.
Conclusão: O Onix Effect 2018 valoriza o visual mais esportivo com desempenho comportado e economia de combustível. Bem equipado, agrada quem busca busca uma opção diferenciada no segmento de hatchs compactos com boa relação custo benefício mas carece de recursos de segurança como controles de tração e estabilidade.