Projetada para quem precisa de um veículo para o uso diário na cidade, viagens e trabalho pesado,a 12ª geração da Frontier ficou mais leve, ganhou agilidade, segurança e recursos eletrônicos. A picape média montada em Aguascalientes, no México, traz novo conjunto propulsor e mantém a tradição de força e robustez para enfrentar qualquer terreno. A Nissan Frontier LE custa a partir de R$ 166.700.
Como novidade a Frontier traz os bancos Gravidade Zero, inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. Nos 700 quilômetros rodados em Porto Alegre e no litoral gaúcho, o desempenho da Frontier lembrou um carro de passeio no asfalto que absorve relativamente bem irregularidades do pavimento e das estradas de terra batida.
O visual robusto é marcado por vincos. A frente remete à assinatura da marca com a ampla grade cromada separando os faróis de LEDs em forma de bumerangue. O uso de aço de alta resistência deixou a estrutura da picape cerca de 170 quilos mais leve e também mais resistente.
O novo conjunto propulsor atende as necessidades da Frontier com os 190 cv e força (torque) de 45,9 kgfm do motor 2.3 16V biturbo distribuídos pelo câmbio automático de sete velocidades e a tração integral. O funcionamento dos dois turbos, um de baixa e outro de alta pressão, garantem rápidas arrancadas e retomadas de velocidade ou quando a picape precisa de força. Na estrada em velocidade constante, funciona o turbo de baixa pressão reduzindo o consumo de combustível.
Na cidade, a Frontier fez médias de 8,1 km/l a 9,6 km/l, melhor do que os 8,9 km/l de diesel indicados pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/l, as médias ficaram entre 10,9 km/l a 13,1 km/l, enquanto a 110 km/l, variaram de 11,4 km/l a 12,7 km/l, também melhores do que os 10,1 km/l indicados pelo Inmetro.
A suspensão traseira com eixo rígido, cinco pontos de apoio e molas helicoidais (ao invés de feixes de mola), que a Nissan define como multilink, melhorou o comportamento. A picape sente menos as irregulares do pavimento e, nas curvas reduziu a sensação de flutuação do veículo em velocidades mais elevadas. Os pneus 255/70 R16 ajudam no conforto e melhor estabilidade. Recursos eletrônicos auxiliam a condução e aumentam a segurança como os controles de estabilidade, tração e frenagem, assistência de frenagem, partida e descida em rampa.
O acabamento interno combina couro com detalhes cromados. A cabine maior em relação ao modelo anterior com entre eixos de 3,15 metros acomoda bem cinco ocupantes. Os bancos dianteiros, o do condutor com ajustes elétricos, contam com aquecimento em dois níveis. Partida por botão e volante multifuncional, o ar-condicionado digital de duas zonas tem saídas traseiras. O quadro de instrumentos conta mostradores analógicos e tela TFT que permite a visualização de diversas informações. A central multimídia Nissan Multi-App com 2 GB para de memória conta com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque, navegador por GPS, imagem da câmera de ré, rádio AM/FM, entradas para cartão de SD, USB, viva-voz Bluetooth e conexão para iPod. De sobra cinco suportes para copos e 11 porta-objetos.
Para a jornalista Priscila Nunes, dirigir a Frontier é não ter medo da estrada. Ela destaca a sensação de segurança que as picapes como a Nissan transmitem, motivo que atrai as mulheres.
- Queríamos chegar até o bairro de Lageado, localizado na Zona Sul de Porto Alegre. Rodamos com o GPS nos orientando o tempo inteiro. Sem esse instrumento, estaríamos perdidos. Enfim, voltamos naquela estradinha simpática e bonita, na qual gostamos de fotografar e fazer vídeos. O resultado foi compensador -.
O interior da nova Frontier chamou a atenção da jornalista pelo espaço amplo para os passageiros. Também pelo acabamento do painel, dos bancos e da forração das portas com materiais de qualidade.
- O design da Frontier é único e reconhecido de longe. A caçamba é uma opção útil para levarmos mais bagagens ou até móveis da casa -.
Conclusão: A nova Frontier foi projetada para o uso diário, viagens e trabalho pesado no pavimento regular ou em qualquer terreno. O conjunto propulsor e a suspensão atendem a proposta que remete ao comportamento de um carro de passeio com preço compatível pelo que oferece.