São Paulo
Um veículo com atitude, atributos, estabilidade e conforto capaz de rodar nas ruas e estradas com pavimento irregular, buracos e lombadas sem danos nos pneus e na suspensão foi a proposta da engenharia da Ford ao desenvolver o Ka Trail. A altura aumentou 3,1 centímetros, a suspensão foi recalibrada, adotados pneus de uso misto e modificadas a barra estabilizadora dianteira e o eixo de torção traseiro, entre outros detalhes. Com vão livre do solo de 20 centímetros, o aventureiro urbano compacto ganhou condições de enfrentar dificuldades comuns nas vias públicas das cidades brasileira. Os pneus Pirelli Scorpion ATR 185/65 R15, de uso misto – 50% em estrada e 50% fora de estrada –, rodam bem no asfalto e permitem enfrentar a lama.
O segmento dos aventureiros urbanos cresceu 4% em 2016 quando o mercado brasileiro como um todo caíu 22%. A nova versão aumentará a competitividade da família Ka que agora conta com oito opções e preços de R$ 43.760 (1.0 SE) a R$ 54.690 (1.5 SEL). O Ka Trail concorrerá com os Fiat Uno Way e Gol Track, equipados com motor 1.0. E, com o Chevrolet Onix Active Sandero Stepway, Hunday HB20 e Toyota Etios Cross, com propulsores 1.5. Terá a vantagem do preço mais acessível. O Ford Ka Trail 1.0 custa R$ 47.690, e com propulsor 1.5, R$ 51.990.
Visual discreto, o Ka Trail recebeu faróis escurecidos, auxilares de neblina, molduras nos para-lamas, maçanetas e espelhos retrovisores em cinza fosco. Também rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus Pirelli ATR 185/65 R15, rack de teto, lanternas com lente fumê e adesivos nos para-choques, nas laterais e na tampa do porta-malas.
Montado a partir da versão SE, os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com costuras nas cores laranja e verde. O tecido tem tratamento especial que repele água e sujeira. São de série direção elétrica progressiva, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas das portadas e do porta-malas com comandos elétricos, sistema de som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, suporte celular no painel MyFord Dock. O banco traseiro é bipartido (60/40) com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os três ocupantes.
As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins do motor com amortecimento hidráulico. Os amortecedores cresceram em tamanho e carga para melhorar o isolamento de impactos e asperezas. A direção elétrica e os freios ABS também foram recalibrados..
O Ka Trail tem duas opções de motores. O três cilindros 1.0 TiVCT Flex, de 80 cv e força (torque) de 100 Nm (gasolina) a 85 cv e força de 105 Nm (etanol). O quatro cilindros 1.5 Sigma Flex, de 105 cv e força de 143 Nm a 110 cv e força de 146 Nm (etanol), ambos com a tecnologia Easy Start que dispensa tanquinho adicional para partida em baixas temperaturas, e atuam com a transmissão manual de cinco marchas.
O Ka Trail tem opções de cores sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e de metálica prata Dublin. Durante a campanha de lançamento poderá ser comprado com 60% de entrada e saldo financiado em 30 vezes com taxa zero.
O compacto aventureiro urbano conta com linha de acessórios incluindo mais de 30 itens como central multimídia Ford Smart Connection com CarPlay e Android Auto e tela capacitiva de seis polegadas, espelho retrovisor com câmera de ré, sensores de estacionamento e de ponto cego, geladeira portátil, rede organizadora do porta-malas e cadeirinhas para crianças e para “pets”.
Viagem a convite da Ford