Detroit (EUA)
Próximo a Detroit – a capital da indústria automobilística norte-americana -, quem passa por fora do Heritage Center não imagina que o prédio de 80 mil metros quadrados reúne mais de 600 veículos, dos quais 180 em rodizio permanente. A maioria raridades que contam a história do mundo sobre rodas.
A visitação é restrita a pesquisadores, colecionadores, escolas,funcionários da montadora, convidados e eventos especiais da corporação norte-americana. Além dos produtos Chevrolet, Cadillac, Buick, Osdmobille e Pontiac, o GM Heritage Center,tem um gigantesco arquivo que guarda documentos com mais de 100 anos, folhetos, catálogos, manuais, livros, filmes e peças publicitárias.
A coleção tem raridades centenárias, conceitos de design retrô a avançados modelos de inspiraram tendências entre automóveis, esportivos, picapes, utilitários, caminhões e até motorhomes.
Inaugurado em 2004, o Heritage Center teve mais de 1 mil veículos, mas com a crise de 2008, cerca de 300 modelos foram leiloados por U$ 5 milhões.
Os Cadillac têm espaço especial ao lado de modelos que participaram de clássicos do cinema.
O Heritage conserva carruagens motorizada, como o Cadillac Runabout 1902 – com apenas um cilindro e 6,5 cv -, o Olsmobile Curved Dash Runabout 1903, um dos primeiros modelos produzidos em série, mas também automóveis mais recentes como o Corvette e Camaro.
Tem o primeiro motor V8 que equipou o Cadillac 1915 e o primeiro airbag, do Buick 1974 Buick. Os experimentais têm exemplos como o pioneiro americano com turbina a gás, o Firebird 1, ou o primeiro veículo movido a células de combustível a hidrogênio do mundo, o 1966 Electro-van. Para os brasileiros, a atração é uma picape Chevrolet 1960 que viajou rodando para Detroit.
Viagem a convite da General Motors do Brasil