* Publicado no blog Gilberto Leal em 28 de maio de 2016
Spoiler integrado ao para-choque e a grade redesenhados, amplas entradas de ar, faróis auxiliares de neblina com iluminação diurna em LEDs e moldura prateada, saias laterais, rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas exclusivas, pequeno spoiler na tampa do porta-malas e o para-choque que ganhou saídas de ar nas extremidades diferenciam o Fluence GT Line. Para completar o visual externo, a identificação na tampa do porta-malas da versão na desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL). A versão completa avaliada por 800 quilômetros do Renault Fluence GT Line 2016 tem preço sugerido de R$ 79.990.
No interior, se destaca o ótimo acabamento com desenho exclusivo do painel em preto brilhante e detalhes vermelhos que reforçam a esportividade. Os bancos em couro têm revestimento personalizado de bonito efeito com costuras também vermelhas e o nome da versão GT Line nos apoios de cabeça. O volante, descansa braço central e laterais das portas também têm costuras vermelhas. Os pedais são em alumínio. Para completar a segurança, airbags laterais.
O GT Line mantém os itens de conforto, tecnologia e segurança da gama Fluence como a chave cartão para abertura da porta por aproximação e partida do motor por botão. O Renault é um carro para quem valoriza o conforto e a sofisticação com o visual esportivo. A condução na cidade ou na estrada é facilitada pela direção elétrica. O ar-condicionado digital duas zonas e o sistema multimídia R-Link, com tela de sete polegadas sensível ao toque com GPS integrado, câmera de ré e sensor de estacionamento, entre outros, completam o conjunto de informação e entretenimento que auxiliam o condutor.
O amplo espaço é um dos pontos altos do GT Line. Os bancos dianteiros dão a sensação de abraçarem o condutor e acompanhante. O que na estrada em conjunto com a regulagem de altura e profundidade do volante a direção elétrica garantem perfeito domínio do veículo e longas viagens sem risco de cansaço. O baixo nível de ruído engana o condutor com a sensação de rodar em velocidades mais baixas e risco de exceder os limites. O controlador eletrônico de velocidade ajuda.
Mesmo sem pretensão de desempenho esportivo, o motor 2.0 16V Hi-Flex de 140 cv (gasolina) a 143 cv (etanol) e o câmbio CVT (contínuo variável) que simula seis velocidades garantem agilidade para o sedã médio no trânsito urbano e bom desempenho na estrada. A suspensão macia nem sempre ignora o pavimento irregular mas sem comprometer o conforto. O porta-malas é um dos maiores do segmento com capacidade para 530 litros.
Em síntese, o Renault Fluence GT Line é um sedã médio para quem valoriza o visual esportivo combinado com o conforto, o luxo e a sofisticação tradicionais da marca francesa.