*Publicado no blog Gilberto Leal em 21 de outubro de 2016
O A4 cresceu, ficou mais potente, confortável, seguro e leve na nona geração que agora tem nova opção no mercado brasileiro. Modelo topo de linha, o A4 Ambition conta com motor 2.0 TFSI de dupla injeção de combustível, 252 cv e 370 Nm de torque (força ) que atua com a transmissão automática Stronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral quatro. O condutor pode escolher entre cinco modos de desempenho – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídos no sistema Audi Drive Select. Conforme a montadora, o sedã médio acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O Audi A4 Ambition custa R$ 244.000 e estará no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo de 10 a 20 de novembro.
Montado sobre a nova plataforma Evo, o A4 tem 4,72 metros de comprimento, 1m84 m de largura e mesma altura de 1,42 m. A distância entre eixos aumentou para 2,82 m. A redução do peso em até 120 quilos decorreu da utilização de materiais mais leves e rígidos e alumínio, o que também melhorou o isolamento acústico. As linhas fluidas valorizam o visual elegante e esportivo. A grade Single frame é larga e baixa separa o grupo ótico com faróis full-LED e iluminação diurna também em LED como também as lanternas traseiras. As rodas de liga leve são de 18 polegadas.
No interior, o sedã traz inovações que facilitam a condução, economizar combustível e aumentam a segurança. O cockpit virtual (quadro de instrumento) tem tela de LCD de 12,3 polegadas que mostra informações por gráficos e sofisticados efeitos. O MMI Navigation plus com MMI touch é visualizado por monitor de 8,3 polegadas. São de série acabamento em preto, marrom e cinza combina com as 10 opções de cor da carroceria, bancos em couro, ar-condicionado automático digital de três zonas, sistema start-stop, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista e limpador de faróis e bancos de couro.
O kit esportivo S Line inclui para-choques com design exclusivo, entradas de ar com aplicação cromada, grade frontal cinza fosca com aplicações cromadas, saias laterais na cor do veículo, difusor com acabamento cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos para-lamas. Estre os opcionais estão faróis Matrix LED, Head-up Display, equipamento de som Bang & Olufsen 3D e pintura metálica ou perolizada. Também com os pacotes Assistance City, que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré, e Assistance Tour, com ACC (Controle eletrônico adaptativo de velocidade) com Traffic Jam Assist, Active Lane Assist e assistente para luz alta. O Traffic Jam Assist pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. Sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro ajustam a direção e controlam a velocidade de acordo com o tráfego ao redor.