Para quem olha a imagem do Fiat Panda — carro semelhante ao Fiat Uno — pode parecer que o veículo está submerso no asfalto, somente com a parte de cima visível. O modelo, no entanto, teve seu corte realizado na altura da dobradiça das portas e chama atenção pela identidade visual excêntrica. O detalhe é que, mesmo assim, ele funciona.
Quem realizou o trabalho foram influenciadores do canal Carmagheddon, no YouTube, que soma aproximadamente 600 mil inscritos. No vídeo, em italiano, eles mostram o passo a passo de como foi feita a montagem do automóvel.
A distância da parte de baixo do veículo — sem contar as rodas, claro — é de 30cm, o mínimo para que a estrutura não peche com as tampas de bueiro nas ruas.
As rodas e o motor convencionais também precisaram ser retirados. Os itens necessários para a locomoção foram instalados especificamente para caber dentro da parte destinada a eles no interior do veículo.
Como o motorista dirige o veículo "cortado ao meio"?
Um pequeno propulsor foi instalado junto a um controlador que funciona como direção, no mínimo espaço suficiente para acomodar o motorista, que, pelas imagens, estará deitado no veículo. Com a dificuldade de ver à frente, os youtubers colocaram uma câmera GoPro para retransmitir as imagens da rua em um celular dentro do carro.
O objetivo do Fiat Panda não é conforto. A ideia foi justamente realizar uma estrutura para quebrar o recorde de "carro mais baixo do mundo".