O vídeo de uma suposta explosão em um estacionamento envolvendo novo carro da fabricante norte-americana de veículos elétricos Tesla – o Model S – foi amplamente compartilhado em redes sociais nesta segunda-feira (22). As imagens, segundo a Reuters, não tiveram a origem identificada. Apenas se sabe, por meio de usuários da rede social chinesa Weibo, que os vídeos teriam sido gravados em Xangai.
Com a repercussão do incidente, a Tesla enviou uma equipe à cidade para verificar o que teria acontecido.
“Imediatamente enviamos uma equipe para o local e estamos apoiando as autoridades locais para estabelecer os fatos. Pelo que sabemos agora, ninguém foi ferido”, disse a empresa em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.
A Reuters, a Tesla se recusou a fazer mais comentários quando contatada.
Desde 2013, já foram pelo menos 14 casos de carros da empresa pegando fogo, a maioria após acidentes. A Tesla ressalta que seus veículos são cerca de 10 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina, com base em sua frota de mais de 500 mil veículos que percorreram mais de 10 bilhões de quilômetros. Não especificou, entretanto, se esse índice se referia ao uso normal ou envolvendo acidentes.
O vídeo viralizou em um dia importante para a Tesla, que anunciou, nesta segunda-feira, sua tecnologia melhorada para veículos sem motorista.
Elon Musk, CEO da empresa, disse que espera que com a tecnologia Tesla, os motoristas não precisem tocar no volante a partir do início do ano que vem e que deve obter a aprovação regulatória em algumas áreas no fim de 2020.
*Com informações da AFP